08:00 Postos de Ensaio - orientações de envio dos ensaios As orientações da montagem dos processos devem ser seguidas como forma de padronização que facilita tanto o trabalho do PAC quanto a conferência pelos agentes do IPEM-PR. Sempre nos sacos plásticos ofício com as folhas dobradas ao meio, na sequência indicada abaixo.
14:35 Regularização de Ensaios Pendentes por CRLV Algumas alterações importantes serão consolidadas na alteração do RTM aprovado pela Portaria Inmetro n. 535/2019.
13:20 Correção de Pneu e Aro As alterações de pneu devem ser solicitadas ao Ipem, obrigatoriamente, entre a selagem e o ensaio. Deve ser utilizada a tela SOLICITAÇÃO PARA EDIÇÃO/ALTERAÇÃO DE VEÍCULO E PROPRIETÁRIO disponibilizada na Central de Atendimento.
13:00 Comprovantes de endereço Visando dar efetivo cumprimento ao item 9.5.1 do RTM aprovado pela Portaria Inmetro nº 535/2019, esclarecemos que:
13:20 Erro de Transmissão Alguns PACs têm relatado prolemas na transmissão dos ensaios em simulador de pista.
08:00 Etiquetas Houve alterações nos procedimento de selagem e ensaio dos tacógrafos em que as etiiquenas não estejam íntegras.
13:20 Uso do carimbo ou etiqueta adesiva na parte frontal dos discos diagrama O Inmetro liberou os PACs para que os discos diagrama sejam carimbados na parte frontal, porém orienta que seja no verso do disco. Qualquer comprometimento no registro do ensaio, o mesmo será cancelado (sem ônus para o proprietário).
11:10 Substituição de lacre plástico Independentemente da última GRU utilizada no veículo, para informar substituição de lacre plástico o usuário vai em informar substituição de marca de selagem e utiliza o último protocolo juntamente com o número de GRU referente a esse último protocolo.
17:30 Veículos Novos Para veículo novo o PAC poderá realizar selagem e ensaio, identificando o veículo pelo número do chassi. O proprietário terá que sanar a pendência do CRLV, dentro do prazo para emissão do resultado da verificação.
16:20 Posicionamento da câmera - registro de ensaio em simulador Solicitamos atenção quanto ao posicionamento da câmera para registrar os ensaios executados no simulador de pista. As orientações do RMT (9.5.1.f): f) imagem do veículo sobre o banco de rolos evidenciando a placa
10:40 Encaminhamentos via CENTRAL DE ATENDIMENTO A ferramenta da central de atendimento - SOLICITAÇÃO DE CORREÇÃO DA SELAGEM ATUAL irá centralizar as solicitações antes feitas via e-mail.
15:30 Alteração dos informativos 158 e 159 sobre a reprovação de ensaios Em alteração aos informativos 158 e 159, a Coordenação do Programa de Cronotacógrafos informa que, a partir de 01/04/2019, nos casos abaixo, os ensaios serão apenas cancelados e não mais reprovados.