Estrutura Organizacional

  Diretoria Executiva

DIRETOR PRESIDENTE

Rogério Moletta Nascimento, advogado (PUC-PR), especialização em Direito Administrativo (Instituto de Direito Romeu Bacellar). Servidor do IPEM-PR desde 1984, pertence ao quadro de advogados do Poder Executivo. No IPEM-PR, passou pelos cargos de Assessor Jurídico, Diretor Executivo, Diretor Técnico e Diretor Administrativo e Financeiro. Em setembro de 2020 assumiu o cargo de presidente do IPEM-PR.

 

 

 

DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Ivo Ericsson Camargo de Lima, advogado (PUC-PR), pós-graduação em Direito do Trabalho (Academia Paranaense de Estudos Jurídicos-APEJ), especialização em Direito Privado (Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ), especialização em Direito Eleitoral (UNICURITIBA). Também formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE. Na administração pública estadual já exerceu cargos como Superintendente Jurídico da Cohapar, Diretor Administrativo-Financeiro da Paranacidade, Coordenador Técnico da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Diretor Jurídico da Agepar e Diretor Presidente (Liquidante) da Codapar.

 

 

 

DIRETOR DE METROLOGIA E QUALIDADE

Shiniti Honda, engenheiro civil (UFPR) e bacharel em Administração (FAE). Servidor do IPEM-PR desde 1976, quando ocupou pela primeira vez o cargo de Diretor Técnico do Instituto. Ocupou o cargo de coordenador Técnico da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico do Paraná. Foi diretor de Planejamento da Secretaria de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura Municipal de Curitiba. Foi superintendente da Secretaria de Assuntos Metropolitanos da PMC. Em 2006 voltou a ocupar o cargo de Diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM-PR, onde permanece até hoje.

 

 

 

 Estrutura Organizacional

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR foi criado pela Lei Estadual nº 5.652 de 6 de outubro de 1967, sendo uma autarquia estadual, regida pelo direito público.

O IPEM-PR é subordinado administrativamente ao Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Administração e da Previdência, e tecnicamente ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, de quem recebe a delegação para o exercício de suas atividades relativas à Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica, Calibração e Ensaios.

O IPEM-PR atua nos 399 municípios do Estado do Paraná. A sede está localizada na cidade de Curitiba, contando com uma subsede e os dois postos de verificação de caminhão-tanque e vagão-tanque, localizados no bairro Atuba e na cidade de Araucária.

Para esse atendimento nos municípios, o IPEM-PR conta ainda com quatro Regionais nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, que estão habilitadas para realizar os mesmos trabalhos delegados do Inmetro, com o aproveitamento das características socioeconômicas de cada região, que estão detalhadas em cada uma das Regionais, no link “onde estamos” deste site.

 

O IPEM possui também vários laboratórios na sede e nas Regionais, levando em conta o potencial de cada uma dessas regiões. Com destaque para o Laboratório de Londrina – LALON, acreditado pela CGCRE, que realiza ensaios químicos e físicos na área Têxtil, na Regional de Londrina; destaque para o Laboratório de Cascavel – LACAS, que realiza a verificação dos medidores de umidade de grãos, na Regional de Cascavel; destaque para o Laboratório de Maringá – LAMAR, acreditado pela CGCRE, que realiza calibração de instrumentos e padrões de grandes massas de até 5.000 kg, na Regional de Maringá; destaque ainda para o Laboratório de Curitiba – LACUT, acreditado pela CGCRE, realiza calibrações de balanças até 120 kg nas instalações dos clientes, e de pesos-padrão de 1 mg até 20 kg e massas diversas de 1 mg até 30 kg. 

Esses Laboratórios são dotados de equipamentos e instrumentos de última geração com sistemas da qualidade NBR ISO/IEC 17025(2017).

A estrutura organizacional do IPEM-PR, com o Decreto Estadual nº 7599/17, passou a contar com um Conselho de Administração, quando foi instituído o novo Regulamento do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná.

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de deliberação e orientação, responsável por formular a política de ação do IPEM-PR, de acompanhar a execução e de avaliar o desempenho no cumprimento de objetivos, composto por seis membros. O presidente do Conselho é o Secretário da pasta a que o Instituto está vinculado, no caso do secretário Estadual da Administração e Previdência.

O presidente do IPEM-PR tem o cargo de Secretário Executivo do Conselho. O terceiro membro é o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Outros representantes são indicados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pela Federação do Comércio do Estado do Paraná. E o sexto membro do Conselho de Administração é indicado entre os servidores do Instituto, eleito por escrutínio.

 

 Organograma

A partir do Conselho de Administração está o Diretor-Presidente do IPEM-PR, com suas assessorias e diretorias: a Diretoria Administrativa Financeira e a Diretoria de Metrologia e Qualidade, depois as Regionais nas cidades citadas acima. Cada uma das Diretorias conta com o suporte formado por Gerências para a execução de seus serviços, como pode ser observado no organograma abaixo.

CNPJ 76.071.869/0001-99