Estrutura Organizacional

  Diretoria Executiva

Dr. Cesar Mello

DIRETOR PRESIDENTE

Cesar Antonio Tuoto Silveira Mello, formou-se em Direito pela Universidade Católica do Paraná em 2005. Em Março de 2006 foi aprovado no seu primeiro Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Pós Graduou-se em Direito Público pela LFG.

 

 

 

Ivo Lima

DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Ivo Ericsson Camargo de Lima, advogado (PUC-PR), pós-graduação em Direito do Trabalho (Academia Paranaense de Estudos Jurídicos-APEJ), especialização em Direito Privado (Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ), especialização em Direito Eleitoral (UNICURITIBA). Também formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE. Na administração pública estadual já exerceu cargos como Superintendente Jurídico da Cohapar, Diretor Administrativo-Financeiro da Paranacidade, Coordenador Técnico da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Diretor Jurídico da Agepar e Diretor Presidente (Liquidante) da Codapar.

 

 

 

Gabriel Perazza

DIRETOR DE METROLOGIA E QUALIDADE

Gabriel Perazza é um engenheiro civil formado pela Universidade Positivo. Possui ampla experiência na administração pública do estado do Paraná, tendo atuado anteriormente como Analista de Desenvolvimento Municipal na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretário Executivo do ParanaCidade, Assessor Parlamentar Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, lotado na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, e coordenador de infraestrutura e engenharia na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio.

 

 

 

 Estrutura Organizacional

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná — IPEM-PR foi criado pela Lei Estadual n.º 5.652 de 6 de outubro de 1967, sendo uma autarquia estadual, regida pelo direito público.

O IPEM-PR tem autonomia administrativa e financeira, mas está vinculado ao Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Indústria e Comércio, e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — INMETRO, através de convênio, pelo qual recebe a delegação para o exercício de atividades relativas à Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica, Calibração e Ensaios, no âmbito nacional.

O IPEM-PR atua nos 399 municípios do Estado do Paraná. A sede está localizada na cidade de Curitiba, contando com uma subsede e os dois postos de verificação de caminhão-tanque e vagão-tanque, localizados no bairro Atuba e na cidade de Araucária.

Para esse atendimento nos municípios, o IPEM-PR conta ainda com quatro Regionais nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, que estão habilitadas para realizar os mesmos trabalhos delegados do INMETRO, com o aproveitamento das características socioeconômicas de cada região, que estão detalhadas em cada uma das Regionais.

 

O IPEM possui também vários laboratórios na sede e nas Regionais, levando em conta o potencial de cada uma dessas regiões. Com destaque para o Laboratório de Londrina – LALON, acreditado pela CGCRE, que realiza ensaios químicos e físicos na área Têxtil, na Regional de Londrina; destaque para o Laboratório de Cascavel – LACAS, que realiza a verificação dos medidores de umidade de grãos, na Regional de Cascavel; destaque para o Laboratório de Maringá – LAMAR, acreditado pela CGCRE, que realiza calibração de instrumentos e padrões de grandes massas de até 5.000 kg, na Regional de Maringá; destaque ainda para o Laboratório de Curitiba – LACUT, acreditado pela CGCRE, realiza calibrações de balanças até 120 kg nas instalações dos clientes, e de pesos-padrão de 1 mg até 20 kg e massas diversas de 1 mg até 30 kg. 

Esses Laboratórios são dotados de equipamentos e instrumentos de última geração com sistemas da qualidade NBR ISO/IEC 17025(2017).

A estrutura organizacional do IPEM-PR, com o Decreto Estadual nº 7599/17, passou a contar com um Conselho de Administração, quando foi instituído o novo Regulamento do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná.

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de deliberação e orientação, responsável por formular a política de ação do IPEM-PR, de acompanhar a execução e de avaliar o desempenho no cumprimento de objetivos, composto por seis membros. O presidente do Conselho é o Secretário da pasta a que o Instituto está vinculado, atualmente a Secretaria de Indústria e Comércio.

O presidente do IPEM-PR tem o cargo de Secretário Executivo do Conselho. O terceiro membro é o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Outros representantes são indicados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pela Federação do Comércio do Estado do Paraná. E o sexto membro do Conselho de Administração é indicado entre os servidores do Instituto, eleito por escrutínio.

 

 Organograma

A partir do Conselho de Administração está o Diretor-Presidente do IPEM-PR, com suas assessorias e diretorias: a Diretoria Administrativa Financeira e a Diretoria de Metrologia e Qualidade, depois as Regionais nas cidades citadas acima. Cada uma das Diretorias conta com o suporte formado por Gerências para a execução de seus serviços, como pode ser observado no organograma abaixo.

CNPJ 76.071.869/0001-99

organograma