50 anos

Comemoração

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM/PR) completou 50 anos em 2017. Essa data marcou meio século de história e contribuição do IPEM/PR para a defesa dos direitos dos consumidores, a segurança nas relações comerciais e a qualidade das medições no estado do Paraná.

Criado pela Lei nº 5.652 de 06 de outubro de 1967, o IPEM/PR tem sido uma instituição essencial na promoção da confiabilidade e da precisão das medições em diversos setores, incluindo comércio, indústria e serviços. Ao longo de suas cinco décadas de existência, o instituto tem desempenhado um papel vital na garantia da equidade e da segurança nas transações comerciais, além de ser responsável por assegurar a conformidade dos instrumentos de medição às normas técnicas.

Através de sua atuação na metrologia legal, o IPEM/PR estabelece regulamentações, verifica a conformidade dos instrumentos de medição utilizados e promove a justiça nas relações comerciais. Seu trabalho é fundamental para evitar fraudes, assegurar a exatidão das medições e proteger os direitos dos consumidores paranaenses.

Além disso, o IPEM/PR tem buscado se adaptar às demandas e avanços tecnológicos, acompanhando as mudanças e atualizações nas áreas de metrologia e regulamentação. Com o objetivo de promover a conscientização e o conhecimento sobre medições confiáveis, o instituto também realiza campanhas educativas e oferece treinamentos, contribuindo para o aprimoramento da cultura da metrologia no Paraná.

Ao celebrar seus 50 anos em 2017, o IPEM/PR pôde refletir sobre sua história de sucesso e prestação de serviços de qualidade à sociedade paranaense. A data representou um marco significativo na trajetória da instituição, reconhecendo seus esforços e conquistas ao longo do tempo.

Parabenizamos o IPEM/PR por seus 50 anos de existência e expressamos nosso reconhecimento a todos os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento dessa importante instituição no estado do Paraná. Que o IPEM/PR continue desempenhando seu papel fundamental na garantia da confiança e da segurança das medições e no fortalecimento das relações comerciais justas e equitativas.