Laboratório de Cascavel

O Laboratório de Cascavel – LACAS, que faz a verificação dos determinadores de umidade de grãos, é o primeiro laboratório da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do INMETRO, inaugurado em 2002, sendo referência na implantação de outros laboratórios nos Ipems de outros estados.

Os medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, trigo, milho, cevada, canola, aveia, feijão. São utilizados para quantificar a água presente em grãos. A medição da umidade dos grãos é primordial na avaliação comercial. Os grãos são comercializados em unidade de peso, portanto, a quantidade de umidade presente no grão pode afetar seu peso e, consequentemente, seu valor comercial.

Os aparelhos que medem a umidade dos grãos simulam o Método Padrão de Estufa, aceito mundialmente, mas com maior eficiência, proporcionando competitividade no mercado externo.

Esses aparelhos devem passar pela verificação inicial, com o modelo aprovado pelo INMETRO, depois anualmente passando por verificação periódica, e também depois de algum reparo no instrumento.

Esses instrumentos que medem a umidade dos grãos devem seguir normas do Inmetro, estabelecidas na Portaria 402/2013 e NIE 125/2017.

Medidores Universais - A Portaria 402/2013 do Inmetro acabou retirando do uso os medidores de umidade de grãos de indicação não digital e amostra destrutiva, conhecidos como Medidores Universais, porque são passíveis de manipulação, podendo lesar as partes da relação comercial.

Modelos sem aprovação de modelo - A Portaria 402/2013 também estipulou prazos para utilização dos medidores fabricados sem a aprovação do modelo junto ao Inmetro. Com essa Portaria, os instrumentos também devem passar por verificação inicial e subsequente, recebendo Certificado de Verificação para os instrumentos aprovados.

Congresso - Em agosto de 2017, o Paraná foi sede do congresso “Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos”, organizado pelo INMETRO, com a participação de representantes dos Ipems de todo país, e participantes de entidades de outros países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e México, além de integrantes de cooperativas e de fabricantes de aparelhos de umidade de grãos.

 

lacas

 

lacas 1
lacas

 

lacas

 

 

 

 

Contatos
e-mail: celsoclaser@ipem.pr.gov.br
fone: (45) 3227-6791

Estamos à disposição dos nossos clientes para maiores informações, bem como para visitar nossas instalações objetivando melhor compreensão de nossas atividades.