Laboratório de Curitiba

O Laboratório de Curitiba- LACUT é acreditado pela CGCRE, com base na Norma NBR ISO/IEC 17025/2017, na grandeza massa na qual está habilitado a realizar calibrações de balanças até 120 kg nas instalações dos clientes, calibração de pesos-padrão de 1 mg até 20 kg e massas diversas de 1 mg até 30 kg.

A acreditação, que reconhece a competência do Laboratório para realização das calibrações, permite, em virtude de acordos de reconhecimento mútuo firmados pela CGCRE, que os certificados emitidos sejam reconhecidos e aceitos internacionalmente.

acreditação lacut

 

Escopo da Acreditação

Perguntas Frequentes

Serviços de Calibração Acreditados

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

lacut 1
lacut

 

 

 

Serviços

Balanças até 120 kg

Pesos Padrão de 1 mg a 20 kg

Medição de peças diversas de 1 mg a 30 kg

 

Medidas de capacidade volumétrica de grande porte

volume
volume
volume

 

 

          

Serviços de Verificação 

Verificação de instrumento Medidor de Transmitância Luminosa Portaria INMETRO nº 81/2021

transmitância

 

 

 

 

 

Formulários de solicitação de serviço

Prezado cliente, seguem abaixo os links para a solicitação dos serviços acreditados fornecidos pela Gerência de Calibração e Ensaios. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento dos formulários, favor entrar em contato pelos números (41) 3251-2268 / (41) 3251-2272.

   calibração de balanças

   calibração de pesos-padrão - formulário

   calibração de peças diversas - formulário

 

Participe também da pesquisa de satisfação referente aos serviços oferecidos pelos laboratórios do IPEM-PR. O objetivo é criar e estabelecer mecanismos, ações e procedimentos que levem à melhoria nos nossos serviços, dotando-nos de um nível de qualidade que atenda as suas necessidades e expectativas.

 

   questionário de satisfação

Contatos
e-mail: laboratorio@ipem.pr.gov.br
fone: (41) 3251-2272

Estamos à disposição dos nossos clientes para maiores informações, bem como para visitar nossas instalações objetivando melhor compreensão de nossas atividades.