Sede

SEDE

 

SEDE

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR foi criado pela Lei Estadual nº 5.652 de 6 de outubro de 1967. Ano em que foi adquirido o terreno na Rua Estados Unidos,135, para a construção da sede própria em Curitiba. O IPEM-PR antes disso era uma Divisão de Pesos e Medidas, ocupando um prédio em frente à Secretaria da Agricultura, na Rua dos Funcionários.

Em 1998 foi inaugurada a nova sede do IPEM-PR. Sua área de atuação abrange 77 municípios da Região Leste e Região dos Campos Gerais.

O prédio da sede do Instituto conta com 2.502,71 m² de construção, numa área de terreno de 3.320,40 m².

A presidência está na Sede do Instituto em Curitiba, exercendo atividades de cunho estratégico para a Instituição, mantendo uma visão de gestão nas áreas técnica, administrativa, comunicação e planejamento. O presidente representa a interface de todas as atividades com o INMETRO, e com as Secretarias do Governo do Estado, além de instituições e associações públicas ou privadas que se relacionam com os trabalhos executados pelo IPEM-PR.

O Brasil possui uma legislação abrangente e moderna voltada à metrologia legal e à qualidade industrial, que tem por objetivo proteger o cidadão nas suas relações de consumo, e também de estimular a justa e leal concorrência entre as empresas. A direção do IPEM-PR tem como regra essa relação, que comanda a sua estrutura de atuação, norteada pela diretoria, através da Presidência, da Diretoria de Metrologia e Qualidade e da Diretoria Administrativa e Financeira.

A Sede do IPEM-PR em Curitiba mantém um laboratório de pré-medidos e um laboratório de calibração e ensaios (acreditado pela CGCRE) , revitalizados recentemente. As gerências de Pré-Medidos, de Fiscalização, de Verificação Metrológica, e de Calibração e Ensaios estão abrigadas junto à Sede em Curitiba. Na Capital também está localizada a subsede do IPEM-PR, que abriga a Gerência de Avaliação Técnica.

A equipe de técnicos e metrologistas da Sede executam praticamente todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, cronotacógrafo, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros), calibração e ensaios de instrumentos.

Na Sede se encontram ainda a Ouvidoria e a Corregedoria, exercendo papel fundamental nas relações externas e internas do IPEM-PR.

 

 

araucaria

Posto de Verificação de Veículos-Tanque em Araucária

A unidade instalada em Araucária foi projetada para oferecer maior agilidade e capacidade na inspeção de caminhões-tanque, especialmente aqueles utilizados no transporte de combustíveis e produtos químicos. Em operação desde julho de 2024, o posto conta com uma estrutura moderna, com capacidade operacional quatro vezes maior do que a antiga sede localizada no bairro Atuba, em Curitiba.

Sua localização estratégica, próxima à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, e em uma área de grande circulação de veículos pesados, facilita o acesso dos caminhões e otimiza a logística de fiscalização. Diferentemente da antiga instalação, situada em trecho urbano com restrição de circulação (Linha Verde – BR-476), o novo posto permite entrada e saída dos veículos a qualquer horário, eliminando os impedimentos legais e operacionais que antes comprometiam o fluxo.

A estrutura conta com pistas e equipamentos adequados para a realização de inspeções metrológicas e de segurança em veículos-tanque, com capacidade para atender rapidamente à demanda. Em um ano de funcionamento, já foram realizadas mais de 7 mil inspeções, entre verificações periódicas e pós-reparo.

O posto também está integrado à central de agendamentos online do Ipem-PR, que passou por melhorias para garantir mais eficiência e acessibilidade no atendimento. Com isso, o prazo de espera para inspeção, que chegava a seis meses antes da instalação do novo posto, atualmente é de no máximo 15 dias. A unidade também tem absorvido demandas de outros estados, especialmente em situações emergenciais, como ocorreu com veículos do Rio Grande do Sul.

Essa infraestrutura robusta reforça o compromisso do Ipem-PR com a segurança no transporte de produtos perigosos, a proteção ambiental e a qualidade dos serviços metrológicos prestados à população.

 

NOSSOS ENDEREÇOS