Conheça o IPEM-PR

O IPEM presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor.

A filosofia empresarial do IPEM está representada por um conjunto de valores, expressos basicamente, pela Missão, Política de Qualidade, Credos Básicos, Fatores-Chave de Sucesso, Qualidade e Valorizando o Cidadão.

"Atender às necessidades dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços."

"Ser a Instituição referencial na área da avaliação da conformidade de bens e serviços e na área da metrologia, em benefício dos clientes e da comunidade."

1 – Ética

Conduta exemplar de cada funcionário, comportando-se com respeito, honestidade, confidencialidade, credibilidade e justiça com qualquer pessoa ou entidade que se relacione com o IPEM.
 

2 – Cidadania

Compromisso permanente com a melhoria da qualidade de bens e serviços da sociedade, por meio do desenvolvimento comportamental de seus funcionários e de esforços para conquistar e preservar a confiança para com o IPEM.
 

3 – Inovação

Atitude pró-ativa ao desenvolvimento tecnológico, metodológico e procedimental.
 

4 – Empreendedorismo

Postura gerencial ativa, arrojada e criativa frente às necessidades e expectativas da sociedade e do mercado.
 

5 - Valorização humana

Compromisso permanente com a capacitação, desenvolvimento e educação dos servidores do IPEM, visando a melhoria da qualidade de vida, aumento da produtividade, excelência no desempenho dos serviços e lealdade para com a Instituição.

1 – Imagem

Grau de conhecimento e confiança do IPEM junto à população.
 

2 – Tecnologia

Grau de adoção de métodos, equipamentos e instrumentos tendo em vista o nível de evolução internacional.
 

3 – Credibilidade

Grau de aprovação, dos clientes e da sociedade, do serviço executado e informações prestadas.
 

4 – Dinamismo

Disposição dos dirigentes e funcionários para promover o crescimento do IPEM com diligência, energia e espírito empreendedor.
 

5 – Confiabilidade

Capacidade de executar o serviço com precisão.
 

6 – Excelência

Estado de atender e superar as expectativas dos clientes e da sociedade (Estado da Arte da Gestão) comparando-se aos modelos de gestão adotados pelos Institutos de "classe mundial".
 

7 – Talentos humanos

Capacitação e qualificação profissional dos funcionários

O IPEM desenvolve programas específicos procurando alcançar a excelência dos seus processos, destacando-se:

Programa 5S: realizado descentralizadamente, de acordo com as necessidades das gerências, visando fomentar ações para a Qualidade;

  • Projetos de Melhoria: com o objetivo de incrementar melhorias que agreguem valor ao cidadão e à comunidade;
  • Tempo para a Qualidade: programa voltado para dar estímulo à criatividade dos funcionários e levá-los a terem uma melhor qualidade de vida;
  • Conferências: promovidas para entidades de classe e visam disseminar o conhecimento sobre os aspectos que cercam o processo metrológico;
  • Parcerias: com objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico e a melhoria da qualidade industrial;
  • Programa conheça o IPEM: cuja função é consolidar a imagem da Instituição, e disseminar os serviços oferecidos.

O IPEM, com base em regulamentações técnicas, presta um serviço fundamental nos setores do comércio, da indústria, da saúde, da segurança, do controle ambiental, da defesa do consumidor e defesa do meio ambiente sustentável para futuras gerações, cuja confiança nas medições é necessária para evitar conflitos que possam afetar, direta ou indiretamente, a economia do Estado e do País.

Ciente de que a sociedade depende, para sua evolução, da geração, aplicação de ideias e da disseminação de conhecimentos, inclusive como mecanismo de desenvolvimento de pessoas, o IPEM atua também na difusão de informações direcionadas para todos os segmentos da comunidade.

Visando ampliar o grau de consciência do cidadão e a cobertura dos serviços de proteção, o IPEM atua não só como elemento verificador do cumprimento da legislação metrológica, mas principalmente como elemento de orientação que atenda desde o pequeno empresário até o comerciante varejista, do cidadão comum ao profissional empregado em atividades que requeiram serviços metrológicos, estimulando a ampla circulação de informações dimensionadas para cada um desses diferentes contextos.

Sendo o IPEM um centro de desenvolvimento tecnológico, em sua área de atuação, a geração e aplicação de conhecimentos é estratégia fundamental para que a sociedade tenha efetivo acesso às informações.

O IPEM contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, para melhoria da qualidade de produtos e serviços e para a proteção e defesa do consumidor, cujas ações são essenciais para a promoção do desenvolvimento econômico social. Para tal, dispõe de mecanismos de difusão de conhecimentos dentre os quais destacam-se:

  • Centro de Referência de Normas Codex Alimentarius que atua em parceira com o Comitê Codex Alimentarius do Brasil (CCAB), onde estão disponíveis todas as Normas Internacionais do Comitê.
  • Acervo da regulamentação técnico-metrológica, disponível ao público em meio físico e eletrônico.
  • Exposição permanente de peças e fotos históricas relativas às atividades da metrologia no Estado do Paraná.
  • Promoção e participação em eventos de disseminação de conhecimentos técnicos e científicos, tais como: congressos, seminários e palestras.