Seja um agente IPEM

Nas relações de consumo, o consumidor costuma ser a parte mais desprotegida. O Ipem existe para proteger o consumidor, fiscalizando dois aspectos importantes: a metrologia legal (equipamentos regulados e funcionando corretamente) e a qualidade industrial (informações sobre o produto). O IPEM realiza fiscalizações diariamente, mas o consumidor deve manter-se informado e fornar-se um fiscal permanente. Fique de olho nessas dicas. Abra o olho na hora de consumir. E qualquer coisa, chame o IPEM.

olho

 

 

0800 645 0102

Pré-medidos

85

São todos os produtos embalados ou medidos sem a presença do consumidor: arroz, feijão, extrato de tomate, etc. Os pré-medidos representam 85% de tudo o que consumimos.

Fique atento

► Todo produto tem que vir com indicações quantitativas em sua embalagem ou em seu corpo;
► Leia com atenção as indicações do tipo "tamanho família", "super grande" e outras;
►Produtos com conservantes, calda ou salmoura não consideram estes ingredientes na indicação do peso das embalagens;
►Produtos cárneos e derivados no leite: desconta-se o peso da embalagem na hora de pesar;
►O pão francês deve ser comercializado por peso.

Brinquedos

simbolo de advertencia faixa etaria

Verifique o selo do INMETRO e organismo certificador. Fique atento à faixa etária indicada na embalagem.

Taxímetros

taxi

O acionamento do taxímetros deve ser feito na presença do passageiro. Verifique se ele está zerado e se está constanto a bandeira correta (observe os horários).

 

Balanças

balança

Verifique se a balança está zerada antes da pesagem. em restaurantes por quilo, o peso do prato (tara) deve ser descontado. O restaurante deve informar este peso ao consumidor. Acompanhe a pesagem, verificando a quantidade indicada.

Produtos têxteis

etiqueta têxtil

O produto deve conter informações sobre o fabricante, origem, composição, tamanho e dicas de conservação (maneira de lavar, secar, passar e conservar, aumentando a vida útil).

Postos de combustíveis

posto

Fique atento à bomba de combustível ou ao dispenser ( no caso de gás natural veicular). Verifique o selo do INMETRO, o prazo devalidade e se a bomba está zerada. Ao adquirir extintores de incêndio, verifique o prazo de validade e o selo do INMETRO. Procure abastecer em postos confiáveis.

 

 

Unidades de medida

As unidades de medida, quando escritas por extenso, indicam com letra minúscula, mesmo quando são nomes próprios (ex: ampáre, newton)
 

certo errado
8h  8Hs ou 8hs
 8h30min  8:30h ou 8:30min
 30s  30seg
grandeza unidade símbolo
comprimento metro m
massa quilograma kg
tempo segundo

s