Medidores de Velocidade / Autorização de Oficinas

Os seguintes requisitos devem ser atendidos pelas proponentes/permissionárias para o recebimento pelo Inmetro, por intermédio do IPEM-PR, da autorização para execução dos serviços de reparo e manutenção em Medidores de Velocidade.

 

 

DOCUMENTAÇÃO

A documentação estabelecida pela Portaria Inmetro 457/2021 deve ser encaminhada pela empresa interessada na autorização para fins de reparo e manutenção de instrumentos de medição regulamentados. As sociedades empresárias e não empresárias (sociedades simples) podem solicitar a permissão, a título precário, pelo prazo máximo de 1 (um) ano, podendo ser revogadas ou suspensas em qualquer ocasião.

Consultar

 

 

TIPO DO CERTIFICADO

PERIODICIDADE

01 (um) CRONOTACÔMETRO ANALÓGICO OU DIGITAL

calibrado nas funções tempo, distância e velocidade

CALIBRAÇÃO 24 MESES
01 (um) MULTÍMETRO sem certificado  
01 (uma) TRENA LINEAR DE 20 m
com resolução de pelo menos de 1mm
 CALIBRAÇÃO  60 MESES

* certificado de calibração de serviço acreditado pelo Inmetro.

* certificado de calibração de serviço acreditado pelo Inmetro.

A permissionária deve monitorar cuidadosamente a validade dos certificados dos padrões utilizados, garantindo que eles estejam sempre atualizados. Além disso, é responsabilidade da permissionária enviar ao IPEM-PR os novos certificados sempre que forem emitidos.

Critérios Específicos para Medidores de Velocidade

Medidores de velocidade não devem utilizar a marca de reparo. (Item 9.1.7.2.1 da NIT-Dicol-002)

Para os instrumentos de medição aprovados conforme a Portaria Inmetro nº 544/2014, quando for necessário violar a selagem principal, a oficina autorizada deve solicitar previamente ao respectivo órgão da RBMLQ-I autorização para rompimento da selagem, informando qual tipo de serviço será executado. (Item 9.2.3.1 da NIT-Dicol-002)

Depois de rompida a selagem principal, o instrumento somente deve estar apto a operar mediante a realização de nova verificação por parte do órgão da RBMLQ-I. (Item 9.2.3.2 da NIT-Dicol-002)

Conforme Norma NIE-DIMEL-034 que fixa os procedimentos que devem ser observados quando da execução das verificações e inspeções metrológicas de medidores de velocidade de veículos automotores do tipo fixo, estático e portátil.

Considerando a Portaria nº 65/2015 que estabelece as condições que devem ser atendidas pelas permissionárias em manutenção de instrumentos regulamentados, no caso medidor de velocidades.

Esclareço que as oficinas permissionárias devem imediatamente consultar e cumprir na íntegra o manual de utilização para oficinas de medidores de velocidade conforme site abaixo

   Manual de Utilização PSIE - Oficinas de Medidores de Velocidade

As dúvidas devem ser esclarecidas por e-mail: oficinas@ipem.pr.gov.br

Na sequência as permissionárias que não possuem devem retirar as marcas de selagem azul do Inmetro (lacres) no setor da GEATE na subsede do Ipem na Av. Erasto Gaertner,1737 Bacacheri – Curitiba-Pr.

A prestação de contas deve ser feita via Portal de Serviços - PSIE informando o n° do lacre azul (NIT-Dicol-002)

Os reparos e as manutenções devem ser realizados por técnicos cadastrados pelo órgão metrológico e com capacitação técnica comprovada e compatível com a atividade do escopo da autorização.

Detalhes

► As instalações físicas fixas com tamanho compatível com a atividade autorizada e que atenda as condições e necessidades para o desempenho dos serviços autorizados pelo IPEM/PR.

► Bancadas destinadas aos serviços e exames que atendam as necessidades metrológicas.
► Cronotacômetro instalado no veículo de teste
► Ferramentas adequadas e em condições, tais como: furadeira, jogo de chaves.

A atividade a ser realizada, descrita no contrato social, Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) ou registro civil de pessoas jurídicas, deve estar compatível de forma que seja possível identificar a atividade de reparo e manutenção em instrumentos de acordo com o escopo pretendido.

CNAE 3312102 - Radares e outros aparelhos de controle, manutenção e reparação de

Detalhes

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 44, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

 

Taxímetros ou Esfigmomanômetros - R$ 487,06

Demais atividades - R$ 765,38

O boleto no valor será fornecido após a entrega da documentação completa.

* valor da taxa conforme tabela de serviços do Inmetro

► A formalização da autorização e a auditoria de autorização ou para manutenção implicam no pagamento da taxa conforme subitem 9.1. (9.2 da Portaria Inmetro 457/2021)

► Atualização e redução de escopo não implicam na cobrança da taxa conforme subitem 9.1. (9.3 da Portaria Inmetro 457/2021)

► As ampliações de escopo implicam na cobrança da taxa conforme subitem 9.1. (9.4 da Portaria Inmetro 457/2021)

► A autorização ou manutenção da autorização não deve ser formalizada antes do pagamento das taxas devidas ao Inmetro. (9.5 da Portaria Inmetro 457/2021)

►► Escopo autorizado – Instrumento(s) de medição objeto(s) do presente regulamento, que foram autorizados, incluindo as características funcionais e o respectivo regulamento técnico metrológico aplicável. (1.10 da Portaria Inmetro 457/2021)

►► Ampliação de escopo autorizado – Inclusão de instrumento de medição com suas características funcionais e respectivo regulamento técnico metrológico aplicável. (1.11 da Portaria Inmetro 457/2021)

►► Redução de escopo autorizado – Exclusão de instrumento de medição com suas características funcionais e respectivo regulamento técnico metrológico aplicável. (1.12 da Portaria Inmetro 457/2021)

►► Atualização de escopo autorizado – Alteração das características funcionais de instrumentos de medição constantes no escopo já autorizado e/ou qualquer outra alteração que não caracterize uma ampliação ou uma redução de escopo autorizado. (1.13 da Portaria Inmetro 457/2021)

 

 

Legislação

Reparo e Manutenção de Instrumentos de Medição Regulamentados em Metrologia Legal - NIT-DICOL-002
  Periodicidade das Calibrações/Verificações para os Padrões de Medição Utilizados por Oficinas Autorizadas - NIT-DICOL-003
Portaria INMETRO 158. de 31/03/2022
Portaria/INMETRO 115, de 23/06/1998
atualizado em 22/08/2022