Regional de Maringá

A sede própria da Regional de Maringá foi inaugurada em abril de 1998. Sua área de atuação abrange 109 municípios da Região Noroeste do Estado.

A estrutura da Regional de Maringá conta com 1.830 m² de construção, numa área de terreno de 8.000 m².

A equipe de técnicos e metrologistas da Regional executam todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, cronotacógrafo, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros) e calibração de instrumentos e padrões de massa.

A decisão de instalar uma das Regionais do IPEM-PR na Região Noroeste foi motivada pela presença de grandes empresas que operam máquinas e equipamentos de grande porte, que passaram a descentralizar seus investimentos para o interior do Estado, e passaram a contar com o suporte da Regional de Maringá para verificação de balanças com capacidade entre 50 e 5 mil quilos e calibração de seus padrões de massa.

 

remar

 

regional

 

A Regional de Maringá possui um posto de verificação de caminhão tanque e grandes volumes em suas dependências que verifica aproximadamente 4.500 compartimentos de caminhões tanques por ano. O sistema de verificação é moderno com medidores eletrônicos rápidos e precisos, utilizando o reaproveitamento da água através de um sistema de filtragem por decantação, demonstrando com isso a preocupação do IPEM-PR com o meio ambiente.

O sistema foi reformulado em 2018, com a construção de um tanque armazenador de água na superfície, com capacidade de 155 mil litros, abandonando o padrão de cisterna subterrânea, que possibilita o controle mais rápido e eficiente no caso de vazamentos ou qualquer outro problema que o sistema possa apresentar.

Esse padrão de cisterna aérea que o IPEM-PR adotou em Maringá é inovador dentro da Rede de Órgãos Delegados do Inmetro. Esse sistema colabora com a preservação do meio ambiente, pois no sistema subterrâneo, quando ocorrem problemas na estrutura, podem provocar vazamentos, atingindo diretamente o meio ambiente, podendo prejudicar lençóis de água existentes e outros problemas para o ecossistema. O IPEM-PR vem buscando formas inovadoras para colaborar com a preservação do meio ambiente mais seguro e pensando nas futuras gerações.

Além do Posto de verificação na regional, a REMAR faz atendimento nas dependências da empresa NOMA DO BRASIL, com um posto avançado dentro da própria empresa, sendo realizada a verificação inicial de todos os tanques, possibilitando que os produtos saiam da empresa dentro da conformidade estabelecida pela legislação, colocando a empresa em condições de igualdade com os grandes fabricantes concorrentes no país.

 

torre

 

 

 

Os produtos pré-embalados, ou pré-medidos, são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor, e que se encontram em condições de comercialização, como arroz, feijão, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ovos de Páscoa, pescados congelados, produtos natalinos, produtos agrícolas, alguns materiais de construção, entre tantos outros.

Os produtos pré-medidos ou pré-embalados representam aproximadamente 80% de tudo que a sociedade consome, e estão na lista de produtos fiscalizados pelo IPEM-PR.

Os agentes do IPEM-PR percorrem diariamente o comércio e as indústrias para fiscalizar esses produtos, para garantir que o consumidor vai levar para casa aquilo que comprou como está indicado na embalagem. Por outro lado, a indústria conta com um importante colaborador, estabelecendo um padrão quantitativo. Essas ações visam manter o equilíbrio dessas relações comerciais.

Muitos dos produtos fiscalizados são levados para o Laboratório de Pré-Medidos (Pré-Embalados), onde são realizados testes com várias unidades, seguindo Normas do INMETRO, e contando com a presença do fabricante.

pré-medidos

 

pré-medidos

 

 

O Laboratório de Maringá - LAMAR é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Inmetro, com base na Norma NBR ISO/IEC 17025/2017, na grandeza massa na qual está habilitado a realizar calibração de balanças até 300 kg nas instalações dos clientes, calibração de pesos-padrão de 50 kg até 2.000 kg e peças diversas de 50 kg até 5.000 kg. Por esse motivo é chamado de Laboratório de Grandes Massas!

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) é o único organismo de acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro para acreditar Organismos de Avaliação da Conformidade.

A acreditação, que reconhece a competência do Laboratório para realização das calibrações, permite, em virtude de acordos de reconhecimento mútuo firmados pela CGCRE, por meio de cooperações regionais e internacionais de organismos de acreditação, promovendo a confiança daqueles que se utilizam dos resultados de ensaios e calibrações, que os certificados emitidos sejam reconhecidos e aceitos internacionalmente.

Esse reconhecimento formal da competência do LAMAR pela CGCRE do Inmetro representa que o laboratório atende aos requisitos previamente definidos para realizar suas atividades com a confiança necessária, segundo normas do Instituto Nacional.

Detalhes

 

Serviços de calibração

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecida por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando à obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

  • Balanças até 300 kg
  • Pesos padrão de 50 kg a 2.000 kg
  • Peças diversas de 50 kg a 5.000 kg

Serviços fora do escopo da Acreditação

  • Calibração de pesos padrão de 2.000 kg até 5.000 kg
  • Balanças acima de 350 kg
  • Peças Diversas para verificação de balanças de fluxo
  • Medidas de Volume de Grande Porte

 

 

Formulários de solicitação de serviços

Prezado cliente, abaixo link para a solicitação dos serviços acreditados fornecidos pela Gerência de Laboratórios. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento dos formulários, favor entrar em contato pelo número (44) 3266-2443.

formulários

 

remar_lamar

 

remar_lamar

 

remar_lamar

 

remar_lamar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço
Gerente: Michel Ângelo Ravazi Tavares
Telefone/FAX: (44) 3266-2443 / (44) 3266-3382
Endereço: Rua Pioneiro Carlos Burian, 190
CEP 87.065-190 - Maringá/PR
Abrangência: 109 municípios
Fundação