Regional de Londrina

 

A sede própria da Regional de Londrina foi inaugurada em abril de 2008. Sua área de atuação abrange 95 municípios da Região Norte. A Regional passou por recente revitalização, oferecendo maior eficiência na prestação dos seus serviços à sociedade.

A estrutura principal da Regional de Londrina conta com aproximadamente 1.200 m² de construção, numa área de terreno de 3.211 m², em sede própria.

A equipe de técnicos e metrologistas da Regional executam praticamente todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, cronotacógrafo, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros), calibração e ensaios de instrumentos.

regional de londrina

 

 

Os produtos pré-embalados, ou pré-medidos, são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor, e que se encontram em condições de comercialização, como arroz, feijão, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ovos de Páscoa, pescados congelados, produtos natalinos, produtos agrícolas, alguns materiais de construção, entre tantos outros.

Os produtos pré-medidos ou pré-embalados representam aproximadamente 80% de tudo que a sociedade consome, e estão na lista de produtos fiscalizados pelo IPEM-PR.

Os agentes do IPEM-PR percorrem diariamente o comércio e as indústrias para fiscalizar esses produtos, para garantir que o consumidor vai levar para casa aquilo que comprou como está indicado na embalagem. Por outro lado, a indústria conta com um importante colaborador, estabelecendo um padrão quantitativo. Essas ações visam manter o equilíbrio dessas relações comerciais.

Muitos dos produtos fiscalizados são levados para o Laboratório de Pré-Medidos (Pré-Embalados), onde são realizados testes com várias unidades, seguindo Normas do INMETRO, e contando com a presença do fabricante.

pre-medidos

 

pré-medidos

 

 

O Laboratório de Londrina – LALON, que faz ensaios têxteis, está localizado na sede da Regional na cidade de Londrina, sendo o único laboratório público de ensaios têxteis no Brasil, acreditado pelo Inmetro pela ISO 17025/2017. O LALON é um dos três laboratórios têxteis do Brasil credenciados pelo Inmetro para análises têxteis, mas o único público – os outros dois, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, são privados.

O LALON conta com dois laboratórios, destinados a ensaios químicos e ensaios físicos. O corpo técnico é formado por engenheiros têxteis, que são qualificados para realizar os ensaios previstos na Portaria do Inmetro nº 166/2011 e na Resolução do Inmetro nº 02/2008.

Através de convênio com o Inmetro, o Laboratório Têxtil de Londrina auxiliou, desde a sua criação, os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro – RBMLQ-I, garantindo o suporte técnico tanto na realização dos ensaios, bem como com o treinamento dos fiscais que realizam a coleta dos produtos têxteis, o que permite a qualificação adequada dos agentes públicos.

O Laboratório de Londrina foi construído em 2008, contudo, passou a funcionar efetivamente em 2009. O primeiro trabalho do LALON foi realizado para o Ipem de São Paulo, com testes de resistência em mochilas. Seis meses depois do início do seu funcionamento, foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Após passar por revitalização, foi reinaugurado em 2017, como parte das comemorações dos 50 anos do IPEM-PR, sempre mantendo a qualidade e credibilidade dos serviços de controle de produtos têxteis, atendendo às normas e legislação em vigor, incluindo produtos nacionais e importados.

lalon

 

lalon

 

lalon

 

 

 

 

Serviço
Gerente: Marcelo Trautwein
Telefone/FAX: (43) 3321-3377
Endereço: Avenida das Maritacas, 1400 - Bairro Indusville
CEP:86.031-070 - Londrina/PR
Abrangência: 95 municípios
Fundação: Abril/2008