Treinamento na Cooperativa Lar Agroindustrial aborda temas do setor de produtos pré-embalados 01/03/2021 - 09:00

A equipe técnica da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, em Cascavel, esteve na Lar Cooperativa Agroindustrial para ministrar o 3º Treinamento e Orientações sobre o Regulamento Técnico de Produtos Pré-Embalados, no dia 25 de fevereiro, quando a colaboradora da Rede Paranaense de Metrologia, Jéssica Rosa Perkhun, falou sobre as exigências legais dos regulamentos técnicos para o setor, estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Segundo o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist de Negreiros Bessa, o IPEM-PR atendeu uma solicitação da Cooperativa para o treinamento porque a rotatividade de funcionários nos mercados da região Oeste tem preocupado os empresários do setor, pois as exigências nos regulamentos do INMETRO precisam ser seguidas para evitar multas. “Nosso trabalho não tem apenas caráter  fiscalizatório, procuramos preservar o equilíbrio nas relações entre empresa e o consumidor, para que nenhuma das partes seja prejudicada”, disse Bessa.

Bessa explica que a pesagem de alimentos deve descontar o peso da embalagem, pois o consumidor não pode pagar pela embalagem, somente pelo produto. “Em uma ação do IPEM-PR, numa padaria da cidade, os fiscais encontraram embalagens com a tara (peso do recipiente) errada. A embalagem pesava 4 gramas, mas na balança eram descontados 12 g! Neste caso quem estava perdendo era a padaria! Mas o contrário também pode acontecer e o consumidor ser lesado”, explicou o gerente.

Os treinamentos ministrados pelos técnicos do IPEM-PR em todo o Estado, junto ao setor mercadista, é de extrema importância tanto para o setor como para o consumidor, porque muitas vezes o atendente de áreas como padaria, açougue, frutas e verduras, entre outros, na sua grande maioria não compreende esse cálculo. Fato que justifica a realização dos treinamentos, numa parceria com o Instituto e o setor mercadista, que beneficia os dois lados, para o consumidor que tem a sua defesa garantida e para o comerciante, que não terá prejuízo com o grande volume de vendas que realizam diariamente abrangendo os produtos pré-embalados.

Tópicos do treinamento: Entre os assuntos abordados pela colaboradora durante o treinamento na Lar Cooperativa Agroindustrial, foram explanados temas como as balanças sem o peso da tara (peso da embalagem) em que é empacotado o produto que será vendido no balcão (bandejas de isopor, sacolas de papel comum, embalagens plásticas); a importância em descontar o peso da embalagem nos produtos cárneos e queijos, e terem a indicação em todos os produtos que estejam na área de venda; produtos nominais iguais e nominais desiguais, por exemplo o pão que só pode ser comercializado em unidade legal de massa, além da informação do peso em quilograma, em letras garrafais e de fácil visualização pelo consumidor.

Para o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, a iniciativa do treinamento junto aos supermercado tem como objetivo o conhecimento dessas empresas para que possam cumprir regulamentos e orientações que o INMETRO estabelece para a comercialização de produtos pré-embalados, além de entender a metodologia de determinação do conteúdo efetivo do produto.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR