Técnicos do IPEM-PR das Regionais de Maringá e Londrina passam por atualização 25/03/2019 - 14:46

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, órgão delegado do INMETRO no Estado, vem promovendo cursos de atualização para agentes metrológicos, com o objetivo de garantir uma verificação com qualidade e precisão de equipamentos utilizados no dia a dia por profissionais de diversas áreas, garantindo eficiência na prestação de serviços ao consumidor e à sociedade.

Nos dias 12 e 13 de março, funcionários das Regionais do IPEM-PR em Maringá e Londrina passaram por atualização técnica, realizada na sede da RELON, com a participação do gerente da Regional Marcelo Trautwein. Balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), bombas medidoras de combustível líquido, taxímetros são apenas alguns dos equipamentos periodicamente verificados pelos fiscais do IPEM-PR e que foram objeto de estudo durante o curso.

Segundo o presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, “durante o curso os técnicos têm a oportunidade de atualização da legislação vigente. Mas acima de tudo, de estar diretamente relacionados à qualidade dos serviços prestados ao cidadão, e que influenciam no desenvolvimento econômico, científico e social. Por isso é necessário que esses agentes sejam bem qualificados. É por meio do trabalho de fiscalização do IPEM-PR que a população pode confiar em diversos serviços”, afirmou o presidente Rubico Camargo.

Essa atualização foi ministrada pelo supervisor técnico Juarez Ghelfi Júnior, da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (com a qual o Instituto mantém contrato), que explicou que essa etapa teve como foco a legislação metrológica, que abrange desde a Lei que determina as funções do INMETRO e seus órgãos delegados, passando pelas Resoluções em vigor, finalizando com os regulamentos técnicos dos instrumentos de medição.

Os técnicos do Instituto nas Regionais de Cascavel e Guarapuava devem passar pelo mesmo curso de atualização nos próximos dias.