Técnicos de Goiás e Brasília receberam treinamento no Laboratório de Umidade de Grãos, na Regional de Cascavel 02/05/2018 - 15:30

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel recebeu a visita técnica dos representantes da Superintendência do Inmetro no Estado de Goiás, Levi Moraes Leite, que é o coordenador Técnico, e da técnica em Metrologia e Qualidade Karen Lucia Alves. Na mesma ocasião, a RECAS recebeu o técnico da Superintendência do Inmetro em Brasília, Luiz Cláudio Colodette.

Os técnicos das Superintendências do Inmetro de Brasília e de Goiás estiveram na Regional de Cascavel nos dias 24 e 25 de abril passado, onde receberam treinamento no Laboratório de Determinação de Umidade de Grãos. O Supervisor do Laboratório Celso Antônio Claser orientou os técnicos sobre o funcionamento do LADAC.

Além do treinamento, os técnicos visitaram as instalações da Regional de Cascavel, acompanhados da servidora Lourde Aparecida Matoso, que é funcionária pública há mais de 40 anos e trabalha no Registro de Empresas de Verificações de Esfigmomanômetros.

O gerente da Regional do Ipem em Cascavel, Francisco Bessa, disse que as visitas dos técnicos de outros estados demonstram a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto no Paraná, estado que é um grande produtor de grãos. “O Laboratório de Umidade de Grãos de Cascavel foi o primeiro a ser implantado no âmbito dos órgãos delegados do Inmetro, em 2002. Hoje estamos preocupados com erros 'finos', na casa decimal, o que qualifica nosso trabalho no âmbito nacional e também no internacional, pois o Paraná é exportador de grãos para outros países. Com esse Laboratório essas relações comerciais ganharam mais qualidade e justeza”, declarou o gerente Bessa.

Seminário sobre Umidade de Grãos - O Ipem do Paraná sediou, no ano passado, o Seminário Internacional “Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos”, realizado em Foz do Iguaçu, contando com a presença do presidente do Inmetro, e dos dirigentes dos órgãos delegados de praticamente todos os estados da Nação, e de técnicos de outros países, como Equador, Argentina, Uruguai, México e Colômbia. Na mesma ocasião, os participantes fizeram uma visita ao Laboratório de Umidade de Grãos em Cascavel, e a uma Cooperativa de Grãos da região.

Foto – da esquerda para a direita – Levi Moraes Leite (GO), Celso Claser (LADEC), Karen Alves (GO), Luiz Colodette (Brasília), e Lourde Matoso (RECAS).