Táxis de Maringá e Sarandi passaram por verificação da Regional de Maringá 01/02/2022 - 16:04

A Regional de Maringá, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, verificou 108 taxímetros de veículos utilizados para o transporte de passageiros nas cidades de Maringá e Sarandi, entre os dia 25 e 27 de janeiro. Todos os instrumentos foram aprovados.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, explicou que o objetivo da verificação é constatar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.

“Durante a verificação, os agentes analisam as condições gerais do veículo, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro, verificam a tarifa cobrada e os lacres, que devem estar preservados”, alertou o gerente Ravazi.

O agendamento foi realizado pelo site do IPEM-PR https://www.ipem.pr.gov.br/Pagina/Taximetros-Agendamento , para as cidades de Maringá e Sarandi. O proprietário do veículo é obrigado a apresentar o Certificado do Veículo, o último Certificado de Verificação Metrológica emitido pelo IPEM-PR na última verificação; o alvará/permissão do taxista e a Guia de Recolhimento da União(GRU) paga. A GRU é retirada pelo site do IPEM-PR, e pode ser paga em qualquer banco. Para veículos que utilizam GNV, devem apresentar também o Certificado de Segurança Veicular, dentro da validade prevista no Certificado.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer ao agendamento da sua placa, estará sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o IPEM-PR para regularizar a situação.

Ouvidoria IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.pr.gov.br .