Taxímetros verificados em Maringá, Paiçandu e Sarandi 30/11/2020 - 14:28

A Regional do IPEM-PR em Maringá realizou a verificação periódica dos taxímetros utilizados por veículos que fazem o transporte de passageiros nos municípios de Maringá, Paiçandu e Sarandi, na região Norte do Estado, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, o trabalho foi realizado seguindo as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Esse trabalho é realizado anualmente, quando o IPEM-PR faz a verificação periódica. Os profissionais compareceram à regional segundo o final da placa, o que ocorreu sem problemas, com a colaboração dos taxistas”, disse Ravazi.

O objetivo da verificação dos taxímetros é observar se o preço registrado pelo instrumento corresponde ao trajeto percorrido pelo veículo, com base na distância e no tempo gasto. “Esse trabalho é muito importante não só para o consumidor, mas para os taxistas também, pois essa verificação elimina a concorrência desleal e o uso daquela tabela contendo o reajuste do preço, oferecendo maior segurança para o profissional no momento de realizar a cobrança junto ao consumidor, pois o instrumento devidamente regulado não lesa nem o consumidor e nem o profissional, que vai receber o preço justo pela corrida”, observou o gerente da Regional de Maringá.

Procedimento para verificação do taxímetro – Durante o procedimento de verificação do taxímetro, o metrologista confere o selo do lacre do taxímetro, as marcas de verificação do INMETRO, se algum dígito está queimado, se os dados do veículo conferem com o Certificado cedido pelo INMETRO. Após, o metrologista simula corridas com o taxista na bandeira 1 e na bandeira 2, por uma pista pré-demarcada, que seguem as definições do INMETRO. Se aprovado, é colocada a marca de verificação no instrumento e o taxista recebe o Certificado.

Em caso de reajuste de tarifas ou alguma manutenção no taxímetro, primeiro os taxistas devem comparecer a uma das oficinas credenciadas junto ao IPEM-PR e INMETRO para alterar a tarifa ou manutenção do aparelho. Posteriormente, devem dirigir-se para os ensaios metrológicos na pista.

Ouvidoria IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

GALERIA DE IMAGENS