Sistema de verificação de caminhões e vagões tanques da Regional de Cascavel passa por limpeza e manutenção 03/12/2020 - 12:10

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel conta com um complexo e moderno sistema para fazer a verificação de caminhões e vagões tanques, que passou por limpeza do conjunto de medição (caixas separadoras e medidores volumétricos), além da limpeza e manutenção no composto de blocos medidores. Duas empresas credenciadas realizaram o trabalho na semana passada.

“Nosso sistema de verificação de caminhões e vagões tanque em Cascavel cumpre com todos os requisitos para proteção ambiental, inclusive fazendo a coleta do material poluente, não permitindo o descarte no meio ambiente, por isso contamos com licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que hoje é o Instituto de Água e Terra (IAT)”, disse o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist de Negreiros Bessa.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento citou que o sistema que está instalado na Regional de Cascavel vem sendo referência dentro da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). Falou também sobre a preocupação com o meio ambiente, como um importante ato para o futuro da humanidade, e para a economia do Estado, que vem se destacando na preservação.

Bessa acrescentou que “o complexo foi construído com a preocupação em proteger o meio ambiente da poluição resultante dos resíduos de hidrocarbonetos oriundos dos tanques e vagões utilizados no transporte do combustível de petróleo e metanol, que contaminam a água usada nas verificações de veículos. Não há descarte de nenhum resíduo”.

Bessa explica ainda que caso o descarte dessa água usada nas verificações fosse parar em um manancial de água ou lençol freático, traria grande prejuízo ao ecossistema por ser altamente poluente/contaminante. Assim esse resíduo é recolhido por uma empresa credenciada para essa classe poluente, que realiza o tratamento adequado, empresa que também é vistoriada pelos órgãos que realizam controle ambiental.