Reunião Gerencial do IPEM-PR fala de desafios e adversidades 24/11/2021 - 16:48

Ontem (23) foi realizada reunião gerencial dos dirigentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, no auditório da sede em Curitiba, reunindo o presidente Rogério Moletta Nascimento, o diretor Administrativo Financeiro Ivo Lima, o diretor de Metrologia e Qualidade Shiniti Honda, os gerentes das Regionais de Cascavel Francisco Iradyakist Bessa, de Londrina Marcelo Trautwein, de Maringá Michel Ravazi e de Guarapuava José Nael dos Anjos. Além de todos os gerentes setoriais e assessores.

A reunião teve início com o presidente Rogério Moletta que discorreu sobre o orçamento de 2021, com o término do exercício, e o orçamento para o próximo ano, com a proposta do Inmetro e o Plano de Aplicação. “Nos últimos dois anos superamos as metas previamente estabelecidas, mesmo em período de pandemia do Covid-19, com a interrupção parcial das atividades”, disse o presidente do IPEM-PR.

O presidente Rogério falou ainda sobre a imagem que o IPEM do Paraná tem diante do Inmetro: “temos voz ativa em diversas áreas, principalmente na área técnica. E nos órgãos delegados, nos outros estados, o Paraná é muito bem recebido por nossa expertise em vários setores”. Disse ainda que os Ipems nos outros Estados procuram o Instituto paranaense como referência.

Segundo Moletta isso acontece “porque conseguimos criar uma estrutura gerencial eficaz e apta a oferecer apoio aos outros Estados. O Paraná é uma referência!”, concluiu o presidente.

Outro assunto abordado durante a reunião gerencial foi o orçamento para o ano que vem, que, segundo o presidente, “a expectativa é a mesma do que estamos vivenciando hoje, pois é uma situação pela qual passa o país, que atinge todos os setores dos governos”, mas garantiu que não haverá mudança na estrutura que hoje o IPEM do Paraná tem, “hoje temos uma estrutura mínima, e os problemas existem, mas os mais urgentes serão solucionados, e para isso vamos buscar recursos”.

Após o almoço, foi a vez do diretor Administrativo Financeiro, Ivo Lima, se reunir com todos os gerentes e assessores. Ivo Lima, que foi nomeado recentemente para o cargo, inicialmente fez uma apresentação da sua visão sobre o IPEM-PR: “tenho uma visão otimista do IPEM-PR e vejo que todos os funcionários também têm”, dizendo que este é um fato muito positivo.

“Percebo que a lição de casa vem sendo feita com competência. As pessoas estão conseguindo fazer chover com os recursos que temos. É difícil, mas estão cumprindo seu papel com louvor”, disse o novo DIRAF, que também mostrou que o IPEM-PR está preparado para a retomada.

O diretor Ivo Lima, antes da reunião gerencial, solicitou aos Regionais e Assessores que enviassem uma lista das principais reivindicações dos setores, bem como uma apresentação dos problemas. “As necessidades das gerências e Regionais entraram na pauta, com essa relação apresentada por cada um, entraram no radar, e na medida que encontrarmos recursos, serão atendidas. Para isso, é preciso que cada um continue fazendo a sua lição de casa para que na primeira clareada consigam ser contemplados”, finalizou o diretor.

Após a conversa com o DIRAF, os Regionais, gerentes e assessores se reuniram com o diretor de Metrologia e Qualidade, Shiniti Honda, que fez um resumo das atividades e metas atingidas em 2021, e as perspectivas para 2022, mostrando que não será um ano fácil, mas que o IPEM do Paraná vem cumprindo as metas traçadas.

Entre os gerentes e assessores que participaram das reuniões: Delmo de Almeida Filho (Ouvidoria), Silvio Espinosa (Corregedoria), Roberto Tamari (GEFIS), Valter Guimarães (GEVEM), Carlos Alexandre de Brero Campos (GECEN), Sérgio Camargo (GEMED), Luiz Carlos Camargo (GEATE), José Carpes (GERAD), Rosane Lantmann Koteski (GEFIN), Angela Lantmann Meirelles (GEREH), José Carlos Brandes (GETIN), Laertes Coelho Neto (ASPLA), Beatriz Panek (ASCOM).