Regional do Ipem em Londrina fiscaliza cronotacógrafos 02/02/2018 - 17:07

Dando continuidade à fiscalização de cronotacógrafos em todo o Estado, a equipe da Regional do Ipem em Londrina, comandada pelo gerente Marcelo Trautwein, realizou operação no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, numa das saídas daquela cidade, nesta sexta-feira (02/02).

Foram fiscalizados 333 veículos que têm a obrigatoriedade na utilização do cronotacógrafo. Nesta ação, os fiscais realizaram onze autuações. Conforme explica o gerente da Regional do Ipem em Londrina, Marcelo Trautwein, durante a operação, os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação metrológica vigente, e também se há irregularidades, como a ausência de lacre e regularidade com o Certificado de Verificação emitido pelo Ipem-PR, que é válido por dois anos.

Para o presidente do Ipem-PR Oliveira Filho, “essas operações que estamos realizando em todo o Estado tem por objetivo garantir maior segurança nas estradas, principalmente nesse período de férias, onde muitos procuram lugares distantes para descansar ou mesmo brincar nesse Carnaval. Para isso, é necessário que os veículos que tem obrigação de utilizar o cronotacógrafo, utilizem regularmente o instrumento, pois ele registra o trajeto do veículo, a velocidade, o tempo de parada, entre outros itens, que fazem com que os motoristas tenham mais responsabilidade na direção”, concluiu Oliveira.

A importância da utilização do cronotacógrafo cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões, principalmente por causa dos excessos de velocidade.

Certificado de Verificação – Para obter o Certificado de Verificação do cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Após a efetivação da selagem, o posto encaminha ao Ipem-PR um relatório sobre a análise com os discos do tacógrafo para que sejam realizados os ensaios metrológicos.

Relação de postos de verificação: https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/relacao-de-postos/pr

O que é o cronotacógrafo – O cronotacógrafo é um instrumento que indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

Seu uso é obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; de transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

Além do uso obrigatório, o cronotacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-PR e por postos autorizados pelo Inmetro no Estado.

O Ipem-PR orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos ao ensaio metrológico obrigatório, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades. Essas orientações podem ser solicitadas através do site do Ipem-PR www.ipem.pr.gov.br.

Os proprietários notificados têm até dez dias para apresentar defesa ao Instituto. A multa pode variar, sendo que na reincidência pode dobrar de valor.