Regional do Ipem-PR em Maringá intensifica fiscalização de cronotacógrafos 20/11/2017 - 17:06

Equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, lotadas na Regional de Maringá, realizaram, no dia 17, operação para fiscalizar cronotacógrafos no Posto da Polícia Rodoviária em Cianorte, no Noroeste do Estado. Foram fiscalizados 310 veículos que têm obrigatoriedade na utilização desse instrumento. Foram encontradas 17 irregularidades.

Na mesma operação, os técnicos do Posto de Verificação de Veículos Tanques Rodoviários, da Regional do Ipem-PR em Maringá, fiscalizaram veículos que transportavam combustíveis na rodovia. Foram abordados oito veículos e nenhuma irregularidade foi encontrada.

Segundo o presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, “o objetivo dessas fiscalizações, que acontecem em todo o Paraná, é a prevenção de acidentes, e com isso proteger o cidadão, assim como o patrimônio público ou privado”. Oliveira chama a atenção que “essas ações também buscam proteger o meio ambiente, principalmente no caso de transporte de cargas perigosas, pois num acidente o meio ambiente pode ser afetado consideravelmente, ou até mesmo de forma irreversível”, alertou o presidente.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, salientou que as ações para fiscalização de cronotacógrafos têm sido cada vez mais frequentes porque os agentes têm encontrado números mais significativos de Certificados dos Veículos Tanques falsificados, “portanto, temos que ampliar as ações nesse sentido”, disse o gerente Michel.

A ação teve a participação para Polícia Militar Rodoviária. O subtenente Sérgio, comandante do posto da PMR em Cianorte, afirmou que “essas ações são muito importantes, pois através delas vamos transformar nossas rodovias em estradas cada vez mais seguras!”.

A operação especial integra o conjunto de ações do Ipem-PR que acontecem em todo o Estado, com a finalidade de identificar, no caso dos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como tacógrafos, se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e Certificado de Verificação emitido pelo Ipem-PR, que tem validade de dois anos.

Cronotacógrafos – Esse instrumento é obrigatória a sua utilização em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

O cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.