Regional de Maringá verifica esfigmomanômetros 22/09/2020 - 15:07

Os esfigmomanômetros são aparelhos de alta precisão que medem a pressão arterial. Esses instrumentos são regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, que determina que somente devam ser utilizados os modelos aprovados pelo INMETRO, e devem passar por verificação anual, sejam utilizados em clínicas, hospitais, farmácias, postos de saúde ou consultórios em geral.

A Regional de Maringá do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, como órgão delegado do INMETRO, vem realizando a verificação de esfigmomanômetros, mesmo em tempos de pandemia. O gerente da Regional, Michel Ravazi, destaca a importância desse serviço para a sociedade neste momento onde a saúde é prioridade para todos, principalmente para o setor público.

O gerente Michel Ravazi disse que na Regional de Maringá vem aumentando o número de verificações de esfigmomanômetros desde o início do ano. “A grande procura tem sido por parte dos órgãos públicos, e também das clínicas médicas credenciadas junto ao Detran do Paraná, que precisam do certificado de verificação do esfigmomanômetro para renovação do credenciamento, o que consideramos um grande avanço nesse cuidado com a saúde dos usuários desse sistema”, concluiu o gerente Ravazi.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta afeta um a cada quatro brasileiros adultos. Considerada uma inimiga muitas vezes silenciosa, ela é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral, o AVC.

Por esse motivo, o esfigmomanômetro foi regulamentado pelo INMETRO, tornando obrigatória a verificação anual, assegurando a conformidade com as normas. Os instrumentos que são encontrados sem modelo de aprovação devem ser retirados do mercado, e não devem ser utilizados. O IPEM-PR faz a verificação e fixa no aparelho a etiqueta com a referência ao ano seguinte, sendo que os verificados neste ano recebem o Selo do INMETRO com referência ao ano de “2021”.

Para verificação, os esfigmomanômetros devem ser encaminhados ao IPEM-PR, através de suas unidades em Curitiba e nas Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, ou pelas empresas cadastradas pelo INMETRO. Nos laboratórios, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de calibração para ver se a medição está correta. Essa verificação tem como finalidade garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar a saúde do cidadão.

Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada pelo IPEM-PR/INMETRO. Após o conserto, deve ser novamente conferido, se aprovado é emitido o laudo e afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente. Esta marca pode ser conferida pelo cidadão, que no caso de não estar presente, ou com referência aos anos anteriores, deve solicitar a utilização de um esfigmomanômetro com o Selo do INMETRO atualizado.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”