Regional de Londrina verifica radares móveis utilizados pela Polícia Rodoviária Federal 22/06/2022 - 15:29

A equipe da Regional de Londrina, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, sob o comando do gerente Marcelo Trautwein, realizou a verificação dos radares móveis utilizados pela Polícia Rodoviária Federal na Região de Londrina. A ação aconteceu no último dia 14 de junho.

A verificação metrológica do radar é realizada obrigatoriamente uma vez por ano ou quando o instrumento passa por reparo, e antes de ser colocado em uso. A ação tem a finalidade de garantir a confiabilidade das medições e se os radares estão de acordo com as características de aprovação do modelo.

Segundo o gerente Marcelo Trautwein, a equipe utiliza um equipamento que mede com precisão a velocidade dos veículos, o cronotacômetro, que verifica a eficácia dos aparelhos usados pela PRF. “Os metrologistas fazem uma comparação com as medições, e no caso dos radares móveis da PRF de Londrina, todos foram aprovados, podendo ser utilizados nas fiscalizações de velocidade”, disse o gerente da Regional de Londrina.

Os instrumentos receberam um laudo técnico com validade de um ano, garantindo a exatidão na medição realizada pelos radares móveis, requisito necessário para a emissão da multa pela autoridade rodoviária, segundo o Código Nacional de Trânsito.

Radar - O radar é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Ele possui uma antena emissora/receptora de ondas de rádio, que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto.