Regional de Londrina fiscaliza mais de mil cronotacógrafos num só dia! 09/05/2018 - 16:06

Os agentes da Regional do Instituto de Pesos e Medidas em Londrina realizaram operação para fiscalização de cronotacógrafos em Santo Antônio da Platina, no dia 26 de abril passado, quando verificaram 1.004 instrumentos, superando o próprio recorde numa só ação, e cinco fiscalizações de veículos que transportavam cargas perigosas. Durante a operação foram realizadas 14 autuações.

A ação aconteceu com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, no Posto localizado em Santo Antônio da Platina, na BR 153, km 40. Os inspetores Izaac Calixto e Tamarozzi deram apoio para a operação da Regional de Londrina, sob o comando do gerente Marcelo Trautwein.

O presidente do Ipem/PR Oliveira Filho falou que a ação faz parte da campanha nacional que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro realiza através dos órgãos delegados em todo o país, destacando a importância na utilização do cronotacógrafo: “A orientação é intensificar a fiscalização nas rodovias que cortam o Estado, pois este instrumento devidamente certificado garante ao condutor, ao proprietário e aos agentes de trânsito dados precisos e confiáveis sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempo de parada e velocidade desenvolvida. Os tacógrafos representam a ‘caixa preta’ do veículo”, explicou Oliveira Filho.

Para o gerente da Regional de Londrina, Marcelo Trautwein, “essa operação foi um sucesso que se deve à dedicação dos funcionários da Regional, que são comprometidos com o atendimento das metas estabelecidas. Só assim conseguimos superar nosso próprio recorde, que foi alcançado em março desse ano e agora superado, com o dobro de cronotacógrafos verificados numa só ação!”, falou o gerente Marcelo.

Como funciona o cronotacógrafo - O instrumento contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Também conhecido como “tacógrafo”, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Inmetro. Depois de instalado no veículo, o cronotacógrafo precisa passar por verificação metrológica a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção.

Ouvidoria IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.