Regional de Londrina autua veículos com cronotacógrafos em desacordo com a legislação vigente 28/08/2017 - 10:10

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, lotados na Regional de Londrina, realizaram operação de fiscalização em cronotacógrafos na PR 445, na saída da cidade de Londrina em direção a Curitiba, no último dia 24. Foram verificados 320 aparelhos, com 31 autos de infração emitidos.

A Polícia Rodoviária Estadual esteve presente, dando apoio na atuação dos fiscais durante a operação. Segundo o gerente da Regional de Londrina, Marcelo Trautwein, “essa parceria com a Polícia Rodoviária é muito importante, pois a presença de autoridades policiais facilita o trabalho do Ipem-PR, além de oferecer maior segurança, tanto para os agentes públicos, como para os motoristas de veículos que tem a obrigatoriedade no uso de tacógrafos”, disse Marcelo.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, reforçou a importância do cronotacógrafo: “este instrumento representa a caixa-preta dos veículos que tem obrigatoriedade na sua utilização. É através dele que podemos traçar um comportamento do veículo, se anda em alta velocidade, quanto tempo trafegou, o tempo de parada, entre outros itens”, falou Oliveira. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

Cronotacógrafos, quem deve utilizar – É um instrumento obrigatório em todos os veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, pois registra dados do percurso de caminhões, ônibus e vans escolares. Esses instrumentos devem estar de acordo com a legislação vigente.

Autuação - A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-PR. De acordo com a lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

Como funciona o tacógrafo - O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, dependendo do modelo do aparelho, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.
Para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.
Os ensaios metrológicos são enviados para que o Ipem-PR faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o Certificado de Verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

OUVIDORIA DO IPEM-PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.