Regional de Cascavel recebe o presidente do Ipem Oliveira Filho 06/02/2017 - 16:20

A Regional de Cascavel recebeu a visita do presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, que foi recepcionado pelo gerente daquela unidade Francisco Bessa.
Oliveira ouviu as reivindicações daquela unidade do Ipem, que, segundo o gerente Bessa, foram no sentido da recomposição do quadro das equipes de fiscalização, que foram reduzidas com o contingenciamento orçamentário do Governo Federal em 2015, e que se mantém até os dias de hoje.
O presidente do Ipem se comprometeu em fazer uma avaliação da situação da Regional de Cascavel, e dentro do possível realizar novas contratações para recompor o quadro de funcionários. Oliveira Filho angariou informações “para poder otimizar a Regional, com investimentos visando o setor de fiscalização e principalmente para o setor de pré-medidos, que hoje está concentrado na Regional de Curitiba”, informou o presidente.
A Regional de Cascavel conta com uma unidade exclusiva no Estado, para o setor público, de Laboratório para Verificação dos Determinadores de Umidade de Grãos, cujos padrões hoje estão sendo implementados através de normas do Inmetro, que passam por ajustes para melhor efetividade do controle metrológico legal desses instrumentos de medição, segundo informou o presidente Oliveira.

Certificação
Desde fevereiro de 2016, todos os medidores de grãos utilizados em transações comerciais passaram a ser obrigatoriamente aprovados e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo o Instituto, o objetivo da regulamentação é garantir medições mais precisas e seguras além de proteger a atividade comercial e evitar prejuízos, uma vez que a umidade influencia diretamente no preço dos grãos. ”Um instrumento fora dos padrões metrológicos pode impactar nos negócios, e até na economia do país, diante do grande volume nas transações”, afirma Raimundo Alves de Rezende, diretor de Metrologia Legal do Inmetro.

O medidor universal
A padronização adotada pelo Inmetro proibiu a comercialização dos medidores de umidade chamados de “universal”, que apresentavam problemas no cálculo de umidade. Para os outros modelos, os fabricantes de medidores de umidade terão o prazo até 15/02/2017 para se adequarem e regularizarem a produção dos seus equipamentos para atender a Portaria nº 402, de 15/8/2013.

Presidente do Ipem visita Regional de Cascavel

• Presidente do Ipem visita Regional de Cascavel