Regional de Cascavel promove treinamento sobre boas-práticas no setor de supermercados 25/04/2023 - 16:26

No dia 18 de abril de 2023, nossa metrologista Jéssica Rosa Perkhun, alocada na Regional de Cascavel do IPEM, realizou um treinamento na Sede Administrativa da Cooperativa Lar. A solicitação do treinamento foi feita à direção do IPEM/PR para um programa interno da empresa.

O evento contou com a presença de gerentes de supermercados, acompanhados por um colaborador, e gerentes responsáveis pelas conveniências de Postos de combustíveis.

A cooperativa Lar possui cerca de 20 supermercados/hipermercados e diversos postos de combustíveis. O objetivo do treinamento foi esclarecer as dúvidas cotidianas e evitar que as normas do INMETRO fossem esquecidas no dia a dia.

O IPEM está trabalhando com a Lar desde 2019, quando ocorreu o primeiro treinamento. A empresa percebeu a importância de treinar seus funcionários e compartilhar o conhecimento e experiência de campo com eles. Como resultado, os índices de erros encontrados nas visitas técnicas diminuíram significativamente.

A metrologista destaca nos treinamentos que a função do IPEM não é apenas fazer cobranças, mas também ensinar e orientar sempre que possível. A missão do IPEM é “Atender às necessidades dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços”.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que ocorreu das 13h às 16h. Antes do evento, a metrologista visitou cinco supermercados e encontrou erros que foram demonstrados no treinamento como exemplo prático.

No treinamento foram abordados os erros mais frequentes encontrados no dia a dia de trabalho, como a falta de desconto da tara (peso da embalagem) dos produtos, a falta de indicação quantitativa em produtos no ponto de venda ao consumidor e a necessidade de indicar produtos granulados ou em gel em unidades legais de massa, de acordo com a portaria/INMETRO 249/2021.

Por exemplo, o pão-francês, ou de sal, que comemos sempre em nossas casas, devem ser vendidos por peso, não podendo ser vendido por número de unidades.