Radares na Região de Guarapuava são verificados pelo IPEM-PR 10/06/2022 - 14:17

A equipe da Regional de Guarapuava, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, realizou a verificação metrológica em nove pontos onde foram instalados medidores de velocidade (radares) novos no município de Guarapuava, entre os dias seis e sete de junho.

Nessa operação, o gerente da Regional de Guarapuava, Nael dos Anjos, informou que foram feitos ensaios em 18 faixas de rolamento, que vão passar a medir e registrar a velocidade dos veículos que passam pelo local.

O gerente informou ainda que, segundo a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A ação envolveu os fiscais do IPEM-PR, a equipe da empresa responsável pelo instrumento e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

No mês de maio, seguindo a Portaria do Inmetro, a equipe da Regional de Guarapuava verificou os medidores de velocidade na Rodovia PR-476, no km 325+170m, instalado no município de Paulo Frontin; outros dois na rodovia PR 153, km 335+300m e no km 338, no município de Irati; e outro radar também instalado na Rodovia PR 153, no km 1+725m, no município de Imbituva.

Os equipamentos aprovados recebem um certificado válido por um ano. No caso de reprovação do instrumento, a empresa responsável é notificada para corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o medidor de velocidade precisa estar verificado pelo IPEM-PR, com o certificado válido.

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do IPEM-PR.