Radar da Rodovia PR-180 é verificado pela equipe da Regional de Guarapuava 06/12/2021 - 14:39

O radar instalado na Rodovia PR-180, no km 495 + 500 metros, no município de Francisco Beltrão, passou por verificação da equipe da Regional de Guarapuava, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR).

O gerente da Regional de Guarapuava, Nael dos Anjos, disse que essa verificação segue as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Durante a verificação do medidor de velocidade (radar), explicou o gerente Nael dos Anjos, “o técnico confere se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista”.

Segundo portaria do Inmetro, é obrigatória a verificação dos medidores de velocidade uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Órgão Delegado do Inmetro no Estado, como determina o Código Brasileiro de Trânsito.