REMAR verifica balanças no Ceasa de Maringá 21/12/2021 - 15:46

A equipe da Regional de Maringá (REMAR), do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, comandada pelo gerente Michel Ravazi, verificou os instrumentos de pesagem utilizados pelos comerciantes do Ceasa de Maringá, no início de dezembro.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, a ação teve como objetivo a manutenção do equilíbrio das relações comerciais entre produtores e consumidores, pois uma balança desregulada pode gerar um grande prejuízo para as duas partes. “A atividade de controle metrológico dos instrumentos de pesagem visa a confiabilidade metrológica dos instrumentos, além garantir a tranquilidade na relação de consumo”, disse Ravazi.

O Ceasa de Maringá comercializa cerca de 120 mil toneladas de alimentos ao ano, por conta dos 371 produtores cadastrados naquela unidade, que tem 134 boxes em 4.441 m², quatro lojas num total de 320 m²; e 38 Pedra de comerciante num total de 399 m².

Sobre as balanças, o gerente Michel Ravazi esclareceu que toda balança utilizada para transações comerciais deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Essas informações, o comerciante pode obter junto ao site do IPEM-PR ou do próprio Inmetro.

Desta forma, toda balança utilizada no comércio precisa conter o Selo do Inmetro indicando a última verificação e a sua validade. A validade da verificação é de um ano. Além disso, para venda ao consumidor, a balança deve estar em local iluminado, em plataforma sólida, sem calço e obrigatoriamente zerada.

O consumidor deve estar atento a esses detalhes. Caso encontre alguma irregularidade pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou pelo site do IPEM-PR www.ipem.pr.gov.br no link “Ouvidoria”.