REMAR realiza ensaios metrológicos em medidas de volume de Distribuidoras de Combustíveis 29/03/2019 - 14:01

A equipe da Regional do Instituto de Pesos e Medidas da Regional em Maringá realizou hoje (29) ensaios metrológicos em medidas de grande volume de duas distribuidoras de combustíveis líquidos, a primeira do estado de São Paulo, do município de Bauru, e outra do Paraná, da cidade de Guarapuava. As medidas de volume continham capacidade para 4 mil e 5 mil litros de combustível líquido.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazzi, o objetivo desses ensaios em medidas de volume é garantir a confiabilidade metrológica em seu processo de fornecimento de produto aos postos de combustíveis, que posteriormente fazem a revenda ao consumidor final.

A Regional de Maringá conta hoje com uma estrutura para verificação de caminhão-tanque e grandes volumes, que foi reformulada no ano passado, com a construção de um tanque armazenador de água na superfície, com capacidade de 155 mil litros, abandonando o padrão de cisterna subterrânea (um depósito abaixo do nível da terra), o que possibilita o controle mais rápido e eficiente no caso de vazamentos ou qualquer outro problema que o sistema possa apresentar.

Esse padrão de cisterna aérea que o IPEM-PR adotou em Maringá é inovador dentro da Rede de Órgãos Delegados do Inmetro, colaborando com a preservação do meio ambiente, pois no sistema subterrâneo, quando ocorre problemas na estrutura, podem provocar vazamentos que vão diretamente para o meio ambiente, podendo prejudicar lençóis de água existentes e outros problemas para o ecossistema. O IPEM-PR vem buscando formas inovadoras para colaborar com a preservação do meio ambiente.