REMAR fiscaliza bombas de combustíveis em Sarandi 18/03/2022 - 14:18

As bombas de combustíveis da cidade de Sarandi, no Noroeste do Estado, passaram pela fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR), com a participação da equipe da Regional de Maringá, sob o comando do gerente Michel Ravazi.

O Procon daquela cidade solicitou a participação do IPEM-PR na operação realizada em função da Semana do Consumidor, comemorada de 14 a 18 de março.

Durante a ação do IPEM-PR em Sarandi, foram fiscalizadas 19 bombas medidoras de combustíveis líquidos, em seis estabelecimentos daquela cidade. Segundo o gerente Ravazi, 14 bombas foram aprovadas, não apresentando irregularidades, segundo as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Cinco bombas foram reprovadas, entre elas, duas foram autuadas e uma delas interditada.

A bomba de combustível que foi interditada apresentou erros nas medições contra o consumidor de 0,5%, sendo que o tolerado é de 0,3%, informou o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi.

Orientações ao consumidor - O consumidor, no momento do abastecimento do veículo, deve ficar atento ao preço do litro do combustível que precisa estar claro no visor da bomba, sem números apagados. O marcador deve partir do zero para iniciar o abastecimento.

O consumidor também deve verificar a presença de lacres azuis com a marca de Inmetro nas bombas, e um selo de aprovado pelo Inmetro. Além disso, o consumidor deve acompanhar o abastecimento até o final!

Importante também é que peça a Nota Fiscal, pois essa é a garantia para futuras reclamações, e colaborar na fiscalização estadual contra fraudes.

Caso o consumidor fique em dúvida quanto à quantidade de combustível colocada no tanque do seu veículo, poderá solicitar ao frentista a verificação da quantidade com a utilização da medida de volume de 20 litros, que o posto deve disponibilizar, com o selo de aprovado e o lacre do Inmetro, e realizar a prova volumétrica.

Ouvidoria - Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do IPEM-PR, por e-mail (ouvidoria@ipem.pr.gov.br), ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, ou pelo 0800 645 0102, que funciona das 8h às 12h, e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.