REGUA verifica medidor de velocidade na entrada da cidade 09/09/2020 - 15:03

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da Regional de Guarapuava, realizou ontem (08) a verificação pós-reparo do radar de trânsito instalado na Avenida Manoel Ribas, na entrada daquela cidade. A operação foi realizada pela equipe de fiscalização da REGUA, sob o comando do gerente Nael dos Anjos.

Segundo o gerente da Regional de Guarapuava a verificação do funcionamento correto dos radares de velocidade é um instrumento importante para garantir a segurança no trânsito, quando limita a velocidade dos veículos em determinados locais, onde a ocorrência de acidentes é maior.

Nael explica também que a legitimidade das multas emitidas em função dos radares depende dessa verificação pelo ente público que tem a competência para esse serviço. No caso dos radares é o INMETRO, segundo o que determina o Código Brasileiro de Trânsito, e o IPEM-PR como órgão delegado do INMETRO é quem executa esse trabalho no Estado.

O IPEM-PR fiscaliza os instrumentos e verifica a exatidão das medições efetuadas por estes equipamentos. Os radares em uso são submetidos à verificação de caráter obrigatório anualmente. Os radares que sofrem manutenção e os que são transferidos de local são submetidos à verificação eventual ou pós-reparo.

O trabalho de verificação de radares é realizado com um medidor de velocidade (cronotacômetro) instalado num veículo oficial. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista. Os equipamentos aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo radar é autuada e o equipamento interditado.

O cidadão pode realizar consulta para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento através do Portal de Serviços do Inmetro no Estado (https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento).