RECAS verifica Medidores de Umidade de Grãos em Cooperativas do Estado 27/05/2022 - 10:28

A equipe da Regional de Cascavel, do IPEM-PR, sob o comando do gerente Francisco Irandyakist Bessa, verificou 71 Determinadores de Umidade de Grãos, entre os dias nove e 13 de maio. A equipe contou com a participação do metrologista Celso Claser, também da RECAS.

As verificações foram realizadas em várias cooperativas do Estado, como a COCAMAR, de Maringá, e Integrada Cooperativa Agroindustrial de Londrina, com 35 equipamentos verificados, pertencentes à sede e suas filiais. Na cidade de Campo Mourão, foram verificados os instrumentos da Cooperativa COAMO, com 26 equipamentos, com filiais sediadas no Centro-Oeste paranaense.

Na Região Oeste, o gerente Francisco Bessa e o metrologista Celso Claser verificaram os Determinadores de Umidade de Grãos das empresas I.RIEDI Grãos e Insumos e C.Vale - Cooperativa Agroindustrial, com a verificação de mais 10 instrumentos.

Durante as verificações dos Determinadores de Umidade de Grãos nas cooperativas na Região de Maringá e Londrina, a equipe da Regional de Cascavel realizou treinamento prático com o metrologista Vilson José Alves Júnior, lotado na Regional do IPEM-PR em Maringá. O metrologista já havia participado do Curso de Verificação de Umidade de Grãos ministrado pelo Inmetro, com a participação de outros técnicos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), o braço executivo do Inmetro em todo o território brasileiro.

Denúncias – Durante a ação, o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Bessa, atendeu algumas denúncias que foram encaminhadas à Ouvidoria do IPEM-PR, a respeito dos Determinadores de Umidade de Grãos que são utilizados por algumas empresas. Os denunciantes relataram erros nas leituras, contudo, a equipe realizou a verificação de seis instrumentos e não encontrou nenhuma irregularidade descrita nas denúncias, aprovando os Medidores.