Provopar recebe doação de 91,5 l de álcool líquido do IPEM-PR 24/04/2020 - 14:50

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná fez ontem (23) a doação de 91,5 l de álcool líquido comum graduação de 46,2 INPM (54ºGL) para o Provopar, que deverá ser utilizado em favor do combate à pandemia do Coronavírus, decretada pela organização Mundial da Saúde, no início de março.

A doação foi realizada pelo gerente de Avaliação Técnica do IPEM-PR, Luiz Carlos Camargo, a um representante do Provopar. A instituição de assistência social vem recebendo constantemente produtos diversos que fazem parte da fiscalização do IPEM-PR, e que não são recolhidos pelas empresas, mas estão em condições perfeitas para sua utilização.

O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, disse que as doações de álcool líquido ou em gel estão sendo feitas pelo IPEM-PR com o aval das empresas onde o produto foi apreendido, porque os problemas encontrados estão na embalagem, em não no produto. E neste momento precisamos de todos os esforços para combater o COVID-19, concluiu o presidente.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO determina em Portaria que a embalagem de álcool deve ser certificada por Organismo Certificador de Produtos e trazer o selo do INMETRO, o que não ocorreu nas diversas apreensões que o IPEM-PR fez em todo o Estado. Por isso o álcool pode ser doado, depois de ser recondicionado em outras embalagens apropriadas para doação.

Ainda segundo o presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, o Instituto também têm dado suporte técnico para aquisição de EPIs pelo Governo Estadual, como as máscaras de proteção facial, para fornecimento às unidades de saúde. A Casa Civil do Paraná recentemente fez uma consulta ao IPEM-PR, que recomendou a compra através de fornecedores que trabalham com marcas certificadas, inclusive os importados que mantenham  certificação no país de origem, cumprindo requisitos internacionais.

Total de doações – Até agora o IPEM-PR fez a doação de 1.745,5 litros de álcool líquido nas graduações 70º e 46,2º, outras 769 garrafas de álcool gel de 480 g, 9.827 luvas de proteção em látex e 4.439 máscaras de proteção facial. As doações foram encaminhadas para a Coordenadoria da Defesa Civil nas cidades de Curitiba, Londrina e Guarapuava, entre os dias 27 de março e 14 de abril, e o Provopar, que recebeu o lote descrito acima no dia de ontem.