Presidente dos Ipems de RO e ES visitam a Regional de Maringá 13/08/2021 - 12:55

A Regional de Maringá, do IPEM-PR, recebeu ontem (12) a visita dos presidentes dos Institutos de Pesos e Medidas do Espírito Santo, Rogerinho Pinheiro, e de Rondônia, Aziz Rahal Neto, acompanhado do gerente Técnico, Waldir Costa. O presidente do IPEM do Paraná, Rogério Moletta do Nascimento, também estava presente, quando o gerente da Regional, Michel Ravazzi, recepcionou o grupo e apresentou as instalações e laboratórios da Regional aos representantes dos Ipems.

A visita teve início junto ao Laboratório de Grandes Massas de Maringá, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Inmetro. Este Laboratório está habilitado a realizar calibração de balanças até 300 kg nas instalações dos clientes, calibração de pesos-padrão de 50 kg até 2.000 kg e peças diversas de 50 kg até 5.000 kg. Por esse motivo é chamado de Laboratório de Grandes Massas.

Os visitantes também conheceram o moderno sistema de verificação de caminhão tanque e grandes volumes instalado naquela Regional. Reformulado em 2018, o sistema ganhou um tanque armazenador de água de superfície, com capacidade para 155 mil litros, abandonando o padrão de cisterna subterrânea, possibilitando o controle mais rápido e eficiente no caso de vazamentos ou outros problemas. O sistema de “cisterna aérea” é uma inovação dentro da Rede de Órgãos Delegados do Inmetro, que colabora com a preservação do meio ambiente.