Presidente do IPEM PR visita Ferroeste, em Curitiba 01/11/2018 - 14:59

Emerson Rosetti, presidente do IPEM PR, esteve ontem (31) na sede da empresa Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, na Capital do Estado, em conversa com o presidente da companhia Ricardo Soares Martins, economista, para conhecer os projetos de expansão da ferrovia.

O presidente Rosetti explicou que entre os muitos trabalhos que o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná realiza, está a verificação do volume dos tanques que transportam combustíveis líquidos, podendo ser rodoviário e também ferroviário. Justificando essa fiscalização porque o dono do posto, quando compra combustível, tem por referência a quantidade de litros contidos no tanque do caminhão ou do vagão.

Por este motivo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro determina que os veículos que transportam combustíveis líquidos devem ser verificados a cada dois anos, quando recebem o Certificado de Verificação Volumétrica, emitido pelos postos de verificação de tanques do IPEM no Paraná, que estão localizados nas Regionais de Maringá e Cascavel.

Contudo, no Estado, somente a Regional de Cascavel realiza essa verificação em vagões tanques. O sistema de verificação é moderno com medidores eletrônicos rápidos e precisos. Possui sistema de monitoramento da água e é acompanhado pelo o órgão ambiental do Paraná, demonstrando com isso a preocupação do IPEM PR com o meio ambiente.

A Ferroeste foi concebida para atender os produtores do Oeste paranaense, com fretes de menor valor. Assim, a Ferroeste atualmente transporta grãos, insumos para plantio, combustíveis e contêineres frigorificados, entre outros produtos. Pelos trens da Ferroeste são escoados, anualmente, cerca de 1,5 milhão de toneladas, principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres, com destino ao Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado. No sentido importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis.