Presidente do IPEM-PR e Diretor-geral do DER falam sobre as novas balanças rodoviárias nas estradas estaduais 30/05/2022 - 14:53

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Rogério Moletta Nascimento, recebeu a equipe do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, comandada pelo diretor-geral Alexandre Castro Fernandes, acompanhado pelo diretor de Operações, Rui Assad, e assessores técnicos do quadro do DER-PR. O encontro foi no dia 16, na sede do IPEM-PR, em Curitiba. O diretor de Metrologia e Qualidade do Instituto, Shiniti Honda, também participou da conversa.

Segundo o presidente Rogério Moletta, o DER-PR deve iniciar em breve a fiscalização com balanças veiculares nas principais rodovias estaduais paranaenses. “O IPEM-PR dará o apoio necessário para que essas balanças sejam verificadas em tempo hábil ao início previsto pelo DER para operação que vai fiscalizar o peso dos veículos que trafegam nessas rodovias, fazendo cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro”, disse o presidente.

O diretor-geral do DER, Alexandre Fernandes, falou que “o DER vai empregar a tecnologia mais moderna para fiscalizar a pesagem nas rodovias, com registro em tempo real, e aproveitando as informações geradas para realizar aperfeiçoamento nos serviços. O trabalho das equipes de campo será acompanhado pelos Centros de Controle de Operações nas regionais, e pelo Centro de Controle de Informações, na sede do DER em Curitiba, com monitoramento por câmeras e softwares”, explicou o diretor.

O diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM-PR, Shiniti Honda, falou sobre a participação do Instituto nesse processo: “vamos fazer a verificação inicial dessas balanças, como já fazemos em outros trechos de rodovias que cortam nosso Estado, sendo que a competência para a realização deste trabalho é do Inmetro, que delega aos Ipems nos estados”.

Além disso, disse o diretor do IPEM-PR, “essas balanças precisam ser verificadas anualmente, seguindo normas do Inmetro. As autuações efetivadas pelo DER por excesso de peso são validadas quando as balanças são de modelo aprovado pelo Inmetro e regularmente verificadas pelo órgão delegado do Inmetro no Estado, que é o IPEM-PR”, explicou Honda.

Excesso de peso - A carga máxima veicular e as regras para fiscalização são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme estabelecido na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro. O conselho também estabelece os critérios para aplicação de autos de infração e o cálculo do valor das multas em caso de excesso de peso, que também são acompanhadas pela perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além das penalidades legais, o excesso de peso pode levar a maior desgaste estrutural nos veículos, danos nos pneus, maior consumo de combustível e lentidão, além de ser um dos principais fatores no surgimento de patologias no asfalto, como buracos, trincas, escorregamentos e afundamentos de trilha de roda.

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