Posto de verificação de vagões tanques de Araucária é revitalizado 09/02/2021 - 12:30

O Posto de Verificação de veículos tanques ferroviários em Araucária, administrado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, está ligado à sede do Instituto em Curitiba, e passou por recente revitalização da estrutura para melhorar o atendimento, além da realização de serviços de manutenção dos equipamentos, visando maior segurança no local, resguardando os técnicos da Gerência de Verificação Metrológica que executam a atividade, e cuidados com o meio ambiente.

Durante a revitalização do Posto de Verificação de Araucária, iniciada em dezembro do ano passado, foram substituídos os componentes de conexão e dutos, realizada a limpeza dos reservatórios, a pintura e a calibração da medida padrão que serve de referência para as medições, e a manutenção da válvula da medida padrão de capacidade.

A medida padrão de 5.000 litros, utilizada no local, foi calibrada pelos técnicos da Gerência de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, sob o comando do gerente Carlos Alexandre Brero de Campos, no dia 15 de dezembro, quando foi ajustada e adequada para utilização.

O Diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM-PR, Shiniti Honda, avisou que a partir desses ajustes “o Posto de Verificação de Araucária passou a operar com toda sua capacidade, realizando a verificação de até cinco vagões tanques para transporte de combustível por dia! No dia quatro de janeiro as atividades foram retomadas em plena capacidade da unidade de verificação de vagões tanques”.

O Posto de Verificação de vagões tanques ferroviários em Araucária realizou a verificação de 85 veículos neste ano de 2021 (até 09/02), sendo que as verificações estão em curso. Em 2020 foram 359 unidades, e 2019 foram 315 vagões ferroviários. A verificação segue os padrões determinados em Portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. Os vagões tanques que trasnportam combustíveis líquidos devem passar por verificação a cada quatro anos compulsoriamente.

Postos de Verificação do IPEM-PR - Os vagões-tanques que transportam combustíveis líquidos no Estado são verificados pelo IPEM-PR, que conta com duas unidades de verificação, localizadas nas cidades de Araucária e Cascavel, locais por onde passam ferrovias para transporte desses produtos.

Durante a verificação os técnicos observam itens como a validade e autenticidade do Certificado de Verificação Volumétrica – com validade de quatro anos, e o estado geral do tanque, se não apresenta vazamentos ou partes amassadas. O processo certifica também a capacidade do tanque, ou seja, o volume de combustíveis que o veículo é capaz de transportar. A inspeção consiste na vistoria externa e interna do tanque de carga para verificar o atendimento de algumas condições, como a inexistência de estruturas internas que possam dificultar o seu enchimento ou esvaziamento, de espaços fechados de compensação de volume, de corpos estranhos no tanque, de resíduos de produtos, de amassamentos no corpo do tanque, entre outros detalhes.

Características técnicas do vagão tanque – Segundo a Portaria do INMETRO nº 112/89, o tanque de carga utilizado como meio de medição deve satisfazer as seguintes condições: ser praticamente indeformável e inalterável nas condições normais de utilização, de modo a permitir a realização de medições corretas, entre duas verificações periódicas consecutivas; poder ser totalmente enchido até o transbordamento, sem bolhas de ar e se esvaziar completamente sem operação especial, quando em repouso sobre uma via horizontal; ter formato cilíndrico e horizontal, com calota elipsoidal; não possuir qualquer estrutura interna que possa dificultar seu enchimento ou esvaziamento, ou criar espaços fechados de compensação em seu interior; entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

GALERIA DE IMAGENS