Operação de fiscalização de cronotacógrafos autua veículos na Região de Maringá 18/07/2017 - 15:40

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da sua Regional de Maringá, realizou, hoje (18), blitz em cronotacógrafos, na Rodovia PR 317, km 71, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Igaraçu, Região Metropolitana de Maringá.
A operação aconteceu em conjunto com a PRE, com a participação do Tenente Ribeiro e o soldado Golfeti, e com o apoio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem – DER, que fiscalizou o excesso de peso através da apresentação da nota fiscal.
A equipe de fiscalização de cronotacógrafos da Regional de Maringá, sob o comando de Michel Ravazi Tavares, chegou a verificar 78 veículos no período da manhã. Apenas oito veículos foram notificados porque estavam com o Certificado de Verificação do instrumento vencido, por falta de verificação metrológica, que é obrigatória a cada dois anos.
Para o presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, “a intensificação dessas fiscalizações, nas rodovias paranaenses, tem o intuito de prevenir acidentes, pois o tacógrafo representa a caixa-preta desses veículos”. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.
O cronotacógrafo é obrigatório em todos os veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, pois registra dados do percurso de caminhões, ônibus e vans escolares.
A operação integra o conjunto de ações do Instituto que acontecem em todo o Estado regularmente, com a finalidade de identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR, que é válido pelo período de dois anos.
A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-PR. De acordo com a lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

Como funciona o tacógrafo - O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, dependendo do modelo do aparelho, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.
Para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.
Os ensaios metrológicos são enviados para que o Ipem-PR faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

OUVIDORIA DO IPEM-PR
- Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Fiscalização no Posto Rodoviário de Igaraçu-PR

Fiscalização no Posto Rodoviário de Igaraçu-PR