Oliveira Filho quer firmar acordo de parceria com o Procon de Maringá 22/01/2018 - 16:40

O presidente Oliveira Filho, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, esteve hoje (22) com o diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans. Em conversa, Oliveira Filho demonstrou interesse em firmar acordo de parceria entre os dois órgãos estaduais para fiscalização conjunta em proteção e defesa do consumidor. O gerente da Regional do Ipem em Maringá, Michel Ravazi, acompanhou a conversa.

Segundo o presidente do Ipem, “o grande desafio da nossa gestão é de que os trabalhos de prevenção, educação e fiscalização sejam operados em rede! Essa parceria, o trabalho em conjunto, é essencial nos dias de hoje, pois vai possibilitar que a fiscalização seja mais completa. E quem ganha com esse acordo bilateral são os consumidores!”, declarou Oliveira Filho.

O diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans, disse que “no final do ano passado, recebemos um equipamento que realiza a análise imediata da qualidade de combustível, que foi doado pelo Núcleo Setorial de Postos de Combustíveis de Maringá, que vai colaborar na fiscalização de combustíveis e otimizar o trabalho do Procon em parceria com o laboratório de Análises de Combustíveis da UEM (LAC)”.

Segundo Calazans, o aparelho determina o teor de água no etanol combustível (álcool etílico), quanto o teor de álcool etílico anidro (AEAC) na gasolina. Lembrando que o Ipem-PR fiscaliza postos de combustíveis em todo o Estado no que diz respeito ao quantitativo do combustível e das condições de operação dos instrumentos.

Calazans disse ainda que o Procon de Maringá criou um setor específico de controle de qualidade, com a aquisição de lacres e materiais para coleta específicos, tablets para o trabalho de fiscalização, e mais veículos para utilização dos fiscais. “O Procon de Maringá intensificou a fiscalização dos postos de combustíveis”, concluiu Rogério Calazans.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, destacou que essa parceria já acontece em outros estados, entre os órgãos de defesa do consumidor e os órgãos delegados do Inmetro. “No Paraná esse trabalho conjunto acontece em várias operações, comandadas pelo Ministério Público, que envolve o Ipem, Procon, DELCON, entre outras entidades públicas. Mas queremos intensificar essa parceria entre o Ipem e o Procon em favor do consumidor do Paraná, não somente em postos de combustíveis, mas em todos os setores de consumo e produção”, finalizou o presidente Oliveira.