Oliveira Filho participa da reunião da Amunpar, em Paranavaí 26/04/2018 - 15:50

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Oliveira Filho participou hoje (26), em Paranavaí, da reunião mensal da Associação dos Municípios do Noroeste do Estado, comandada pelo presidente e prefeito daquela cidade Carlos Henrique Rossato Gomes, e pelo vice-presidente Ademir Mulon, prefeito de Cruzeiro do Sul.

A assessora de Relações Institucionais da empresa Fomento Paraná, Emília de Salles Belinati participou da reunião com os prefeitos e o presidente do Ipem/PR. Emília foi vice-governadora do Paraná de 1995 a 2003. Belinati falou sobre o crédito para execução de obras de infraestrutura e mobilidade urbana e aquisição de máquinas e equipamentos para os municípios da região.

A participação do presidente do Ipem/PR Oliveira Filho na reunião da Amunpar foi motivada para divulgação da campanha nacional que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, que pretende uma parceria com as prefeituras municipais, pela conscientização da necessidade da verificação e calibração anual dos aparelhos de aferir pressão arterial, os esfigmomanômetros, e da verificação metrológica dos cronotacógrafos, utilizados na rede municipal.

Para Oliveira essa participação tem grande importância, pois estes instrumentos garantem maior segurança aos veículos que tem a sua obrigatoriedade na utilização. “Cito o exemplo das vans escolares, que devem utilizar o cronotacógrafo, e devidamente verificados a cada dois anos. Os esfigmo estão relacionados à saúde pública, e com saúde não se brinca”, disse o presidente do Ipem/PR.

Esfigmomanômetros - A verificação dos esfigmomanômetros é uma exigência legal, estabelecida pela Portaria nº 46/2016 do Inmetro. Isso representa questão de saúde pública, pois pessoas podem estar deixando de tomar medicamentos para controle de pressão arterial por medições em aparelhos descalibrados, colocando-as em risco iminente.

Cronotacógrafos - Os cronotacógrafos são utilizados obrigatoriamente por veículos de carga com peso acima de 4.536 quilogramas e por veículos de passageiros com mais de 10 lugares, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Artigo 105. A verificação metrológica desses instrumentos deve ser realizada a cada dois anos, segundo exigência do Edital do INMETRO 04/2015, ou após reparo ou manutenção. A correta utilização dos cronotacógrafos refere-se à segurança pública, pois representa a caixa-preta dos veículos.

Fomento Paraná - Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado com capital social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná. Tem como uma de suas funções proporcionar aos empreendedores paranaenses tanto nas cidades quanto nas áreas agrícolas, o acesso ao crédito mais barato e, consequentemente, estimular o desenvolvimento e a produtividade no estado.