Novo organograma do Ipem-PR cria o setor de Corregedoria, com o servidor Sílvio Espinosa 01/12/2017 - 17:17

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ganhou um novo organograma institucional. A grande mudança foi a criação do setor da Corregedoria. O presidente do Ipem-PR Oliveira Filho convidou para o cargo de Corregedor o servidor Sílvio Cita Espinosa, que exercia suas atividades na Regional de Maringá.

Segundo o presidente Oliveira Filho, “a missão de um corregedor é, principalmente, promover uma cultura de ética e de probidade no serviço público prestado pelo Ipem do Paraná. As atribuições do corregedor são complexas, mas de grande importância, por isso criamos o cargo, enxergando a sua necessidade no momento atual em nosso país” declarou. “Assim, o Sílvio, com sua larga experiência no Instituto, agora tem a oportunidade de contribuir para a eficiência e qualidade na prestação dos serviços do Ipem para a sociedade, atuando de forma eficaz, e com transparência”, disse o Oliveira Filho.

Sílvio Cita Espinosa, que recebeu homenagem no evento dos 50 anos na Câmara Municipal de Curitiba, aceitou o cargo e passou a exercer suas atividades nessa semana na sede do Ipem na Capital do Estado. “Essa nova atribuição vai modificar algumas situações na minha vida, mas certamente é um reconhecimento ao trabalho que venho exercendo junto ao Ipem de Paraná. Agradeço ao presidente Oliveira e a todos os colegas de trabalho”, disse o novo corregedor.

Corregedoria – É um órgão de controle interno de instituições públicas a quem cabe proceder inspeções administrativas, realizar correições programadas e extraordinárias, verificando o regular atendimento por parte dos gestores dos princípios constitucionais e ao ordenamento jurídico pátrio e às normas internas das instituições, orientando e prestando consultoria, quando for o caso, bem como promovendo a apuração formal das possíveis irregularidades e transgressões praticadas por servidores e colaboradores.

As atribuições da Controladoria Geral do Estado do Paraná estão previstas no Decreto 9.978/14, que determina princípios norteadores que devem estar atrelados à função de um corregedor. São eles: probidade, imparcialidade, objetividade, simplicidade, transparência, acessibilidade, tempestividade e inovação. Certamente esses valores estarão também junto ao novo setor criado no Ipem-PR.
Outras modificações foram promovidas com o novo organograma, como a Diretoria de Metrologia e Qualidade, que ficou no lugar da Diretoria Técnica, exercida por Shiniti Honda. A Secretaria Executiva deixou o lugar para a Chefia de Gabinete, exercida por Delmo de Almeida Filho. Foi criada a Assessoria de Comunicação, chefiada pela jornalista Beatriz Panek.

Outra modificação significativa foi a criação do Conselho de Administração, que está sendo discutido pelo presidente Oliveira Filho junto ao secretário Juraci Barbosa Sobrinho, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, com apoio do governador Beto Richa.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.