Metrologistas dos Institutos de Pesos e Medidas do MT e ES visitam Regional de Cascavel 19/04/2018 - 14:54

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel – RECAS recebeu ontem (18) a visita dos metrologistas do Ipem do Mato Grosso, Wildman Fontes Peixoto e Tony Hudson Pinheiro Ramos, e do agente fiscal do Ipem do Espírito Santo, Francisco Ribeiro. O diretor de Metrologia e Qualidade Shiniti Honda também acompanhou a visita dos técnicos, acompanhado pelo gerente Francisco Bessa.

Os agentes dos Ipems dos estados citados estiveram na Regional de Cascavel para conhecer o complexo metrológico e observar “in loco” o controle realizado pelos profissionais do Ipem/PR da água utilizada nas verificações de caminhão-tanque e vagão-tanque.

Segundo o gerente da RECAS, Francisco de Negreiros Bessa, “a unidade do Ipem/PR em Cascavel possui um sistema de monitoramento da água utilizada para verificação dos caminhões e vagões tanques. Esse processo é acompanhado pelo Instituto Ambiental do Paraná, demonstrando com isso a preocupação que o Instituto tem com o meio ambiente”, declarou Bessa, que complementou que o Ipem do Paraná é referência para vários outros órgãos delegados do Inmetro no país.

A Regional de Cascavel verifica aproximadamente 450 caminhões-tanques por ano e faz também a verificação de vagões-tanques. O sistema de verificação é moderno com medidores eletrônicos rápidos e precisos. Em 2017, o número de veículos atendidos foi intensificado porque a Regional de Maringá direcionou as verificações para Cascavel, que ainda está acolhendo essa demanda em 2018, o que aumentou consideravelmente esse número de caminhões atendidos.

Foto: Da esquerda para a direita, Wildman Peixoto, Shiniti Honda, Francisco Ribeiro, Francisco Bessa (Gerente RECAS), Tony Hudson Ramos, e Alex José Vendrame (metrologista do setor caminhão-tanque RECAS).