Medidor de velocidade na praça de pedágio de Floresta passa por verificação da Regional de Maringá 18/02/2021 - 09:00

O medidor de velocidade instalado na praça de pedágio no município de Floresta, no Norte Central do Estado, passou por verificação realizada pela equipe da Regional de Maringá, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, sob o comando do gerente Michel Ravazi, nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

O equipamento está instalado na cancela utilizada no sistema via fácil, onde os usuários passam pelo pedágio efetuando o pagamento automaticamente.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, o modelo utilizado nessa praça de pedágio de Floresta foi o primeiro a ser aprovado no Brasil seguindo as regras da nova Portaria do Inmetro nº 544/2014, onde são avaliados também os requisitos de software e compatibilidade eletromagnética do equipamento.

A primeira verificação realizada no medidor de velocidade foi em março de 2017, seguindo com as verificações anuais, requisito básico para a validação das multas emitidas pelo instrumento.

Portaria 544/14 - A Portaria do INMETRO nº 544/2014 estabeleceu as condições mínimas a serem observadas no controle legal e na inspeção dos medidores de velocidade de veículos automotores. A partir da entrada em vigor desta Portaria, os medidores de velocidade de veículos automotores passaram a ser submetidos à aprovação de modelo com base no Regulamento Técnico Metrológico.

Os medidores de velocidade não podem apresentar falhas significativas de funcionamento e devem realizar medições que satisfaçam os erros máximos admissíveis, indicados na mesma Portaria. “Isso é uma garantia para os usuários, através das ações do IPEM-PR, que executa todos os serviços de responsabilidade do INMETRO no estado do Paraná”, finalizou o gerente Michel Ravazi.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR