Lâmpadas LED irregulares são apreendidas pela equipe da Regional de Cascavel 27/04/2021 - 15:59

A equipe da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel apreendeu 465 lâmpadas LED, de diversas marcas, que estavam sendo comercializadas na cidade de Cascavel, porque estavam com o Registro junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO cancelado. A ação foi realizada no início do mês de abril.

Segundo o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist Bessa, o cancelamento dos registros é realizado pelo INMETRO, motivado por irregularidades no produto ou na empresa fabricante ou importador. Os agentes do IPEM-PR encontraram alguns registros que foram cancelados em 2018, 2019 e 2020, e mesmo assim os produtos estavam disponíveis para os consumidores.

Além das lâmpadas LED, também foram apreendidos receptáculos de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que apresentaram indícios de material ferroso, constatados através de testes no local, com pegador magnético. A presença de material ferroso em componentes elétricos é proibido por oferecer perigo, pois podem ocasionar corrosão e aumento de temperatura, que provocam maior consumo de energia elétrica e risco de curto circuito, podendo provocar até mesmo incêndio no local.

Lâmpadas LED – O baixo consumo de energia, vida útil mais longa e menor impacto ambiental são as principais características das LED (Light Emitting Diodes). Regulamentadas pelo INMETRO, elas devem ser certificadas, atendendo a requisitos mínimos com foco no desempenho energético, segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética.

As lâmpadas LED geram menor risco para a saúde dos consumidores e para o meio ambiente, pois não contêm mercúrio na sua constituição, como é o caso das fluorescentes compactas. São também mais difíceis de quebrar, e caso isso aconteça, um revestimento especial impede que cacos se espalhem pelo ambiente, preservando a saúde e a segurança do usuário.

As lâmpadas LED disponíveis no mercado consumidor nacional são certificadas pelo INMETRO e devem ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.