LAMAR calibra padrões do caminhão do Inmetro-Surgo e do Ipem-RO 01/04/2022 - 15:52

No Laboratório de Maringá foram calibrados 24 padrões de massa do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, sendo 22 pesos de 500 kg e dois pesos de 200 kg, no final do mês de fevereiro. O LAMAR faz parte da estrutura do IPEM do Paraná, instalado na Regional de Maringá, com capacidade para calibração de grandes massas.

A equipe do LAMAR realizou também, no início de março, a calibração dos padrões do caminhão do INMETRO - Superintendência de Goiás – Surgo.

O gerente da Regional do IPEM Paraná, Michel Ravazi, explicou que o Laboratório de Maringá atende o Inmetro e vários outros Órgãos Delegados do Inmetro porque tem capacidade para calibrar pesos padrão entre 50 kg e 2.000 kg, e peças diversas de 50 kg até 5.000 kg.

Michel Ravazi destacou a importância da manutenção desses padrões de massa, que são utilizados para controlar o correto funcionamento de balanças utilizadas no comércio em geral. Caso o padrão não esteja calibrado corretamente, a pesagem deixa de ser confiável, refletindo na quantidade de produto que o consumidor adquire.

O gerente citou ainda o caso das balanças utilizadas para exportação de produtos. Uma balança confiável reflete na confiabilidade do produto brasileiro exportado. No caso de produtos farmacêuticos, a balança confiável reflete na saúde das pessoas, pois um grama de medicamento não pode ser mais nem menos, precisa de exatidão na quantidade do remédio para que surtam os efeitos desejados.

Peso Padrão - O peso padrão é uma medida materializada de massa, regulamentada em suas características de construção e metrológicas. Sua fabricação é extremamente controlada, já que ele deve atender com precisão a um determinado critério, ou seja, um valor específico de massa. É utilizado como referência para fazer o ajuste, calibração e verificação de balanças, sejam de grande ou pequeno porte.

LAMAR - O Laboratório de Maringá - LAMAR é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Inmetro, com base na Norma NBR ISO/IEC 17025/2017, na grandeza massa na qual está habilitado a realizar calibração de balanças até 300 kg nas instalações dos clientes, calibração de pesos padrão de 50 kg até 2.000 kg e peças diversas de 50 kg até 5.000 kg. Por esse motivo é chamado de Laboratório de Grandes Massas!