Ipem/PR fiscaliza bombas de combustíveis em Cascavel 23/05/2018 - 15:10

Durante a operação conjunta de fiscalização de postos de combustíveis em Cascavel e Santa Tereza do Oeste, realizada na semana passada, entre os dias 15 e 17 de maio, a equipe de perícia em Fraudes de Bombas, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, fiscalizaram 77 bicos de bombas medidoras, sendo 54 delas reprovadas, com 12 interdições, sendo quatro porque as bombas entregavam menos produto, o que os técnicos chamam de “bomba Baixa”.

A ação foi realizada por solicitação da 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel, do Ministério Público; acompanhado da Agência Nacional de Petróleo, da Secretaria de Estado da Fazenda, do Procon de Cascavel e a Política Militar.

Para o presidente do Ipem/PR Oliveira Filho, “estas ações devem ser realizadas constantemente, pois os resultados mostram essa necessidade de ações contínuas para a defesa da sociedade”, disse Oliveira.

O supervisor Metrológico do Ipem/PR, Juarez Ghelfi Júnior, apontou ainda que não foram constatadas fraudes eletrônicas nos instrumentos periciados, porém foram encontrados inúmeras irregularidades: mau estado de conservação de sensor, das bombas ou das mangueiras, falta de inscrições obrigatórias, indicadores de volumes e preços desalinhados, bico de descarga na posição de descanso com motor ligado, erro de grafia e simbologia, vazamento no dispositivo medidor, e erro de vazão, entre outras.

O gerente da Assessoria de Projetos do Ipem/PR, Valter Júlio Guimarães, que comandou a ação do Instituto, disse que “os estabelecimentos que tiveram as bombas reprovadas receberam dez dias de prazo para providenciar a regularização”. Os estabelecimentos que tiveram os instrumentos interditados devem buscar as permissionárias para regularização.

Listagem de Postos fiscalizados:

- Auto Posto Texas Ltda

- Centro Automotivo Delta Ltda

- Auto Posto Quebra Galho Ltda

- Pegoraro e Pegoraro Ltda

- Auto Posto Vascelai Ltda

- Posto Bela Aurora Ltda EPP

- Stopetroleo S/A Comércio de Derivados de Petróleo

- Auto Posto Jorge Lacerda Ltda

- Posto Neva Ltda

- Tonin & CIA Ltda

- D'Agostini & Moro Ltda – ME

Listagem das Interdições:

- Auto Posto Quebra Galho – bicos de bombas interditados por erro de vazão superior ao máximo permitido; por mau estado de conservação; sem inscrições obrigatórias; alteração das características do instrumento, observadas na verificação inicial; e divergência entre os volumes das vazões superior ao máximo admitido.

- Auto Posto Vascelai – bicos de bombas interditados por vazamento do dispositivo medidor; mangueira com vazamento; mau estado de conservação.

Posto Bela Aurora - bicos de bombas interditados por estarem sem as inscrições obrigatórias; erro de grafia e simbologia; indicadores de volume e preço desalinhados; bico de descarga na posição de descanso com motor ligado; mangueira com desgaste ou deformações.

- Stopetroleo S/A – bicos de bombas interditados por mau estado de conservação; mangueira com vazamento.

- D'Agostini & Moro – bicos de bombas interditados por estarem sem as inscrições obrigatórias; erros de vazão superiores ao máximo admitido; divergência entre volume das vazões superior ao máximo admitido.

Segundo divulgou o Ministério Público, após receber a documentação e os relatórios de fiscalização dos órgãos envolvidos, a 12ª Promotoria de Justiça estudará as medidas judiciais pertinentes, com a finalidade de repreender as práticas ilícitas na comercialização de combustíveis na comarca de Cascavel.

Ouvidoria IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.