Ipem verifica radares que voltam a funcionar na cidade de Maringá 16/02/2018 - 15:30

A Prefeitura da cidade de Maringá começou a operar 40 medidores de velocidade que passaram pela verificação metrológica dos técnicos da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná naquela cidade, comandada pelo gerente Michel Ravazzi.

A Prefeitura local instalou 40 radares fixos, que iniciaram a fiscalização de velocidade de 80 faixas. Segundo informações da assessoria do município, Maringá não emitia multas por equipamentos fixos deste julho de 2016, e não lavrava qualquer infração por excesso de velocidade nas vias urbanas desde 2017, uma vez que não utilizava radares móveis.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazzi, disse que a verificação inicial desses instrumentos foi realizada por solicitação da Prefeitura e foram finalizados no dia nove de fevereiro. Ravazzi explicou ainda que a Portaria do Inmetro nº 115/98 determina que os medidores de velocidade aprovados nesta norma deveriam ter a verificação inicial até o dia 18/02/2018. “Os instrumentos que não fizerem a verificação inicial até esta data não poderão mais ser utilizados no controle e fiscalização do trânsito”, declarou o gerente da Regional.

A respeito dos medidores de velocidade verificados pelo Ipem-PR em Maringá, o gerente Michel Ravazzi declarou: “todos os medidores verificados em Maringá foram aprovados, portanto estão aptos a serem colocados em uso pelo órgão de fiscalização de trânsito competente”.

A partir dessa data, serão aprovados em verificação inicial apenas os medidores de velocidade aprovados pela nova regulamentação, e deverão atender o regulamento técnico metrológico aprovado pela Portaria do Inmetro nº 544/14.

A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Maringá informou que os radares contam com um mecanismo de identificação de veículos com alerta de furto ou de roubo. Os locais de instalação dos aparelhos foram definidos segundo levantamento do número de acidentes e ocorrências de abusos de velocidade, segundo a Semob.

Confira os locais:

Avenida Nóbrega

Avenida Petrônio Portela

Avenida Tuiuti

Velocidade permitida nos pontos:

29 são para até 60 km/h

6 são para até 50 km/h