Ipem de São Paulo comemora 50 anos! 25/04/2017 - 14:40

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo comemorou 50 anos na segunda-feira (24). O presidente do Ipem do Paraná, Oliveira Filho, prestigiou as cerimônias das comemorações a convite do superintendente do Instituto paulista, Guaracy Fontes Monteiro Filho. Também estiveram presentes o diretor Técnico do Ipem paranaense, Shiniti Honda, e o secretário Executivo Delmo Almeida Filho.
O presidente Oliveira Filho destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Ipems de todo o país. “Um trabalho relacionado à fiscalização da qualidade e da quantidade de produtos e serviços colocados à disposição dos consumidores, priorizando a saúde e a segurança em respeito ao cidadão brasileiro”.
O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, falou aos presentes sobre a importância dos Institutos em todo o país, enfatizando que o primeiro Instituto de Pesos e Medidas criado no país foi em São Paulo. “O Ipem-SP é o irmão mais velho da rede, é o Ipem mais desenvolvido e que serve de modelo e de exemplo para os Ipems do Brasil”. Ele citou que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) estima que o Governo perca cerca de R$ 100 bilhões por ano em razão das fraudes. “Os Ipems são os tentáculos do Inmetro em todo o País, são importantes para a defesa do consumidor e para o combate à fraude”, disse o presidente do Inmetro, Carlos Azevedo. Segundo ele, o tripé que sustenta os Ipems é formado por “combate à fraude, a manutenção da relação comercial e a confiança para que possa haver o comércio”.
As comemorações foram realizadas no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado na Secretaria da Justiça e na Defesa da Cidadania, no Pátio do Colégio, centro de São Paulo. O início do evento, com mais de 200 pessoas, entre autoridades, servidores e colaboradores, teve a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regida pelo subtenente e maestro Villas Boas.
A mesa comemorativa contou com a participação do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representando o governador Geraldo Alckmin; o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo; o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho e o secretário municipal de Justiça da Prefeitura de São Paulo, Anderson Pomini, representando o prefeito João Dória.

Programa - A abertura das comemorações aconteceu no dia 24, às 10 horas, seguido do lançamento do selo postal e carimbo postal comemorativos dos cinquenta anos do Ipem-SP, e inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Antifraude, às 16 horas. Uma exposição de parte do acervo histórico do Ipem-SP também foi realizada para as festividades. No dia seguinte (25), foi realizada a Missa de Ação de Graças, às 12 horas, no pátio do Colégio, no centro de São Paulo.

Ipem-SP faz 50 anos

Bomba de combustível do acervo histórico do Ipem-SP

• Ipem São Paulo comemora 50 anos