Ipem-PR intensifica fiscalização de cronotacógrafos com apoio da Polícia Rodoviária em Londrina 17/11/2017 - 11:40

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Londrina, em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual realizaram, no início no mês de novembro, uma operação de verificação do funcionamento de cronotacógrafos em veículos que trafegavam pela PR 445, no quilômetro 62.

Os agentes públicos do Ipem-PR em Londrina, sob o comando de gerente da Regional Marcelo Trautwein, realizaram a fiscalização em 348 veículos que têm obrigatoriedade na utilização de cronotacógrafos, sendo que foram emitidas 32 notificações de autuação por irregularidades com o instrumento. Ainda nessa operação, foram fiscalizados três caminhões-tanque que transportavam cargas perigosas.

Segundo o presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, “esse tipo de fiscalização ocorre frequentemente no Paraná, por fiscais de todas as Regionais do Instituto, de Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel, além da sede em Curitiba”. O cronotacógrafo registra a velocidade do veículo, “e a fiscalização auxilia na prevenção de acidentes, uma vez que o registro indica em que condições o veículo trafegava”, explica Oliveira Filho.

“Não tem como disfarçar esses dados, ou tentar burlá-los! O cronotacógrafo é um instrumento que, calibrado corretamente, o que é uma obrigação legal, não tem como alegar que não estava em velocidade incompatível com a via ou mesmo com o veículo! Fica registrado!”, finalizou o presidente do Ipem-PR.

O Código de Trânsito Brasileiro determina o uso obrigatório do cronotacógrafo – também conhecido como tacógrafo – para os veículos que fazem transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso brutal total superior a 4.536 quilos.

Mais segurança

O Brasil registra, por ano, cerca de 47 mil mortes no trânsito. Outras 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela. Os veículos de grande porte são os que mais estão ligados às estatísticas de acidentes com morte nas estradas do Brasil.

O cronotacógrafo ou tacógrafo é um instrumento de medição utilizado para monitorar a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção. Somente alguns veículos são obrigados a portar o cronotacógrafo. São eles: os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares. Esta obrigação é uma exigência legal, que consta no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro.

Depois de instalado no veículo, o cronotacógrafo precisa passar por verificação metrológica a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção. A verificação metrológica em cronotacógrafo é o procedimento subsidiado pelos serviços materiais acessórios fornecidos pelos Postos Cadastrados e Autorizados, exclusivamente executado por órgão delegado do Inmetro (IPEMs) ou pelas Superintendências, que consiste no exame de conformidade das informações, medição dos diagramas, com o devido lançamento de dados no sistema e emissão do Certificado de Verificação Metrológica, com validade por até 2 anos.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.